Braga: IBM vai criar mil empregos

A americana IBM vai instalar uma célula empresarial do "business project" na cidade de Braga. A novidade foi dada, ontem, pelo director do Centro de Emprego de Braga "É uma grande notícia porque, quando estiver a funcionar em pleno, vai dar trabalho a cerca de mil pessoas, sobretudo jovens licenciados nas áreas da Gestão, Economia e Contabilidade".
Para Carlos Meneses, a instalação da IBM "vem diminuir uma das maiores taxas de desemprego da região: a que se refere aos jovens licenciados".

Com sede no edifício da estação, aquela filial da IBM vai prestar serviços de contabilidade a clientes no Sul da Europa. Carlos Meneses conta que foi convocado para uma reunião com administradores de uma empresa multinacional "Estava longe de imaginar quem eram e o que queriam". Depois de ter apresentado o mercado salarial e laboral da região e ter respondido a todas as questões, Carlos Meneses nunca mais foi contactado pelos ingleses, "até à semana passada, quando ligaram a dizer que se iam instalar aqui".

Já a trabalhar no Centro de Emprego, no recrutamento de pessoal, os ingleses da IBM contaram que as reticências de instalação em Braga se deveram ao cepticismo da empresa-mãe em Lisboa, porque "não acreditava nas condições que lhe foram dadas". Estudos de mercado, conversas informais com outras empresas e levantamento exaustivo da região concluídos, o cepticismo lisboeta passou a entusiasmo inglês, que se decidiu pela cidade.

A abertura oficial da "business project" está marcada para Julho e os licenciados em Contabilidade, Gestão e Economia, com experiência e fluência em espanhol e inglês, podem, ainda, enviar currículos para o mail recrutamentobraga@gmail.com.

Numa primeira fase, a empresa espera empregar algumas centenas de pessoas.

Para o presidente da Câmara de Braga, "esta é uma oportunidade excelente para os jovens licenciados, já que as condições oferecidas são aliciantes". Mesquita Machado salienta, ainda, que, "apesar de esta ser uma região com uma forte componente de desemprego, estão a encontrar-se alternativas que, se forem como esta, são excelentes".

Espaço desocupado

O local escolhido, o edifício da estação, é um espaço que está, actualmente, desocupado, mas "tem uma boa localização". Relativizando o facto da escolha, "não é uma questão de ocupar um edifício, porque há muitos outros que poderiam também ser escolhidos", Mesquita Machado prefere realçar que "o lado positivo é mesmo a criação de postos de trabalho altamente qualificados e jovens".

Segundo os números oficiais, os jovens licenciados no desemprego rondam os 30% do total na região do Minho. Para Carlos Meneses, "a vinda de empresas deste calibre é importante, porque atrai outras de áreas diversas, desenvolve a economia da região, logo, favorece também a criação de mais empregos". Fonte JN por Pedro Antunes Pereira

0 comentários: