Braga: Fábrica de biodiesel criada em Braga



A sociedade intermunicipal de valorização (Braval) e tratamento de resíduos sólidos e o Instituto do Desenvolvimento e Inovação Tecnológica do Minho (Idite - Minho) vão criar, em Braga, uma unidade de transformação de óleos alimentares usados num combustível alternativo e menos poluente, o biodiesel. O projecto está avaliado em 400 mil euros e tem como o objectivo entrar em funcionamento em 2007.

Os utilizadores serão os Transportes Urbanos de Braga (TUB) e as frotas da Braval e da Empresa de Águas, Efluentes e Resíduos de Braga (AGRERE), bem como as frotas municipais de seis concelhos.

A iniciativa insere-se no mega-projecto Ecoparque Braval (que prevê a valorização de uma série de resíduos urbanos), cabendo ao Idite-Minho a componente tecnológica e científica. Terminados os estudos prévios, e com a candidatura ao PRIME pronta para dar entrada nas próximas semanas, tudo indica que os trabalhos de implementação da unidade de fabrico do biodiesel possam ser iniciados "até ao final do ano", diz António Sanfins, responsável pelo projecto no Idite-Minho. "Do ponto de vista técnico, garante, está tudo previsto para arrancar em meio ano." Mas "há questões que vão depender do financiamento e vários tipos de restrições que não permitem dar mais certezas". Certo é que já foram realizados testes, incluindo nos autocarros dos TUB, e decorreram de forma "extraordinariamente positiva". "Não vai haver um posto de abastecimento ao público, mas apenas para os transportes municipais da Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Terras de Bouro, Amares, Vila Verde e Braga." Fonte DN

0 comentários: