Portugal: Estudo revela " jovens portugueses desiludidos com a política"



Um estudo divulgado domingo na Guarda sobre «O Associativismo Juvenil e a Cidadania Política» revela que os jovens estão descontentes com a política e com o modo como a democracia funciona na sociedade portuguesa.

As conclusões do estudo elaborado pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa a pedido da Secretaria de Estado da Juventude, foi apresentado no âmbito das comemorações do Dia Nacional do Associativismo Juvenil, presididas pelo secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Laurentino Dias.

Segundo o documento da autoria de Pedro Ferreira e Pedro Silva, a análise realizada sobre atitudes face à democracia e à participação política e social dos jovens, «sublinha a presença de convicções democráticas bastante generalizadas na população, a par de um sentimento maioritário de descontentamento relativamente ao modo como a democracia funciona na sociedade portuguesa».

Este trabalho resultou de entrevistas realizadas a mil jovens com idades entre os 15 e os 29 anos.

Segundo o secretário de Estado Laurentino Dias, o estudo surgiu «com o objectivo de diagnosticar os objectivos e as preocupações da juventude portuguesa e criar condições para uma melhor relação entre as políticas de juventude e os seus destinatários».
O governante adiantou ainda à Agência Lusa que o associativismo em Portugal se traduz na existência de 1.300 associações juvenis, 300 de estudantes e 35 de âmbito nacional. Fonte Voz do Neiva

0 comentários: