Vila Verde: Canil a rebentar pelas costuras



Um verdadeiro depósito de cães abandonados, é o que parecem determinadas zonas do concelho de Vila Verde. Os moradores dos lugares adjacentes ao campo de jogos da Cruz do Reguengo, por exemplo, queixam-se dos inúmeros canídeos que invadem aquela área. A situação foi já denunciada à Associação de Defesa dos Animais e Ambiente de Vila Verde, que se mostra "impotente" para albergar tantos cães que vagueiam por toda aquela área.

De facto, o crescimento de cães abandonados é quase exponencial, sobretudo, no período de Verão. Os animais acabam por vaguear pelo centro do município, à procura de alimento, mas acabam por ser expulsos, restando-lhes seguir para a periferia.

É, depois, ali que encontram algum "sossego" e "alimento" junto dos inúmeros sacos de lixo à espera de serem recolhidos pelos serviços municipais. Só que por ali ficam, provocando algum embaraço aos habitantes.

As ruas, na encosta contígua ao campo de jogos do Vilaverdense, são os locais preferidos. Só que as queixas dos residentes têm aumentado de tom, exigindo medidasdos serviços veterinários municipais ou da Associação de Defesa dos Animais e Ambiente.

No entanto, ambos os organismos se mostram impotentes para resolver o assunto. É que, o abate dos animais é, invariavelmente, o destino, nestes casos. A Associação de Defesa dos Animais diz que já não dispõe de mais espaço para albergar os canídeos enquanto não mudar as suas instalações para a Quinta de Lanhas. O canil está sobrelotado, como refere a presidente da associação. Argentina Mota Vieira aguarda a transferência de instalações para Lanhas, lamentando o facto de não poder acolher mais animais, mesmo perante as pressões da população. Fonte JN por Pedro Antunes Pereira

1 comentários:

Anónimo disse...

Ando há procura do meu cão que se perdeu em Ponte S.Vicente, Vila Verde, se o encontrarem por favor contactem para:
tania_coroll@hotmail.com ou 963481761

É um cão de raça tipo podengo branco com manchas castanhas/douradas e tem o nariz despigmentado, pelo curto e tem 8 meses. Chama-se sansão e reconheçe o nome.Tinha em sua posse a chapa com o nome.

Agradeço a vossa atenção