Vila Verde: Cursos de adultos são um sucesso



Nos últimos sete anos, frequentaram os cursos de educação extra-escolar, no concelho de Vila Verde, cerca de mil formandos, com habilitações literárias que variam entre o primeiro ciclo e mestrado, com predominância para as mulheres, entre os 30 e 45 anos, e com situação profissional activa.
Um retrato feito pela coordenação concelhia do ensino recorrente, no início de mais um plano de formação, este ano, constituído por 15 cursos a desenvolver em diversas localidades, abrangendo sete áreas de formação e nos quais estarão envolvidos cerca de 230 formandos, orientados por dez formadores.

"Com este plano, pretendemos promover a educação ao longo da vida e, de forma mais específica, dar resposta a solicitações de índole profissional, reactivar algumas tradições artesanais e contribuir para a valorização da cultura da região", explicou o coordenador concelhio. Depois de iniciados já vários cursos, este mês avançam os de artes decorativas e aperfeiçoamento à informática. Em Maio, terão início os de tecelagem original, em Oriz Santa Marinha, e de iniciação à informática, em Parada de Gatim. Em Junho, é Sande que recebe o curso de bordados, ficando para Setembro o curso de tecelagem, em Prado S. Miguel.

A duração média do cursos varia entre os três e cinco meses, desenvolvem-se em período pós-laboral, com duas ou três sessões por semana. "A base principal do apoio financeiro tem origem nos subsídios atribuídos pela Direcção Regional de Educação do Norte e pela Câmara", frisa Joaquim Cerqueira, acrescentando que o plano de 2006 conta ainda com a colaboração de seis juntas de freguesia e associações.

Além da educação extra-escolar, está em funcionamento, desde Setembro de 2005, quatro turmas de alfabetização/primeiro ciclo nos quais estão inscritos 50 formandos. Fonte JN por Pedro Antunes Pereira

0 comentários: