Vila Verde: Novos cursos na Aliança Artesanal

A Cooperativa Aliança Artesanal, em articulação com a Câmara Municipal de Vila Verde e em parceria com Centro de Formação Profissional do Artesanato (CEARTE) vai promover mais três acções de formação Bordados a Branco e Bordados de Aplicação de Cambraia de Linho, com uma carga horária de 70 horas, a realizar em Maio e Junho de 2006; Decoração Cerâmica, Aperfeiçoamento, com a carga horária de 70 horas, a realizar em Maio e Junho de 2006; e Têxteis, Confecção de Novos Produtos, com uma carga horária de 70 horas, a realizarem Setembro 2006. As inscrições estão abertas até ao dia 10 de Maio nas instalações da Aliança Artesanal, em Vila Verde.

"Estas acções de formação permitem qualificar muitas artesãs e, desta forma, dar-lhes alguma autonomia para formarem pequenas áreas de negócio, ou, quando muito, gerarem complementos financeiros no seio familiar", começa por dizer o presidente da Câmara de Vila Verde, vincando mesmo que "a qualificação profissional começa por estes pequenos passos". José Manuel Fernandes sublinha, entretanto, que "o Município de Vila Verde tem sido um bom exemplo ao nível da promoção de diversas acções de formação, tanto para qualificar as pessoas, assim como para preservar um nosso valiosíssimo espólio tradicional".

A coordenadora-geral da Cooperativa Aliança Artesanal, refere que aquele organismo "tem sido responsável pela formação de jovens artesãos, que, colocando um grande rigor na execução das peças, têm valorizado, conservado e reinventado o património histórico-cultural do nosso concelho e Região". Fonte JN por Pedro Antunes Pereira

0 comentários: