Braga: Reactivado Observatório do Comércio


A Associação Comercial de Braga (ACB) defende a necessidade de reactivação, com carácter de urgência, do Observatório do Comércio, tendo em vista o processo de actualização do cadastro comercial. O apelo feito por Alberto Pereira, ontem reconduzido a mais um mandato à frente da ACB, referindo, na oportunidade, que "sem um cadastro actualizado os licenciamentos comerciais continuarão a ser feitos tendo por base informações erradas que distorcem toda a concorrência do mercado".
"Ainda hoje, em pleno século XXI e na era das tecnologias de informação, não temos qualquer informação actualizada sobre o número de estabelecimentos comerciais existentes na nossa região, nem qual é a área comercial", disse.
Enunciando um rol de preocupações que atravessa o sector do comércio tradicional, Alberto Pereira defendeu um "plano de emergência" para o sector, no domínio da formação profissional, tendo em vista os projectos - em curso - de investimentos de modernização de estabelecimentos na área de influência da ACB. E citou, a título de exemplo, o arranque, para breve, de um projecto de urbanismo comercial para 120 estabelecimentos que irá implicar a contratação de novos trabalhadores, certificados profissionalmente. No entanto, segundo o presidente da ACB, "não há qualquer informação sobre os novos planos de formação profissional".

No campo da carga fiscal, Alberto Pereira chamou a atenção para as "desigualdades" das taxas municipais aplicadas de município para município, ao mesmo tempo que preconiza uma atenção especial do Estado ao comércio em meio rural.

Um dos objectivos da ACB para o próximo quadriénio prende-se com a criação de uma unidade desconcentrada no concelho de Vila Verde, vista como um novo centro de recursos e competências de apoio à actividade empresarial. Fonte JN por M. C.

0 comentários: