Coucieiro organiza Festa de Sarrabulho de porco caseiro de 3 a 4 de novembro





Está a chegar mais um fim de semana de excelência gastronómica na programação turístico-cultural Na Rota das Colheitas, do Município de Vila Verde. De 3 a 4 de novembro, a freguesia de Coucieiro abre o apetite com os sabores inconfundíveis da Festa de Sarrabulho de porco caseiro. Todos os anos, o salão paroquial de Coucieiro recebe centenas de pessoas vindas de vários pontos do país. As atenções estão viradas para as tradicionais papas de sarrabulho, tradicionalmente acompanhadas por rojões, farinhote, tripa e pelo bom vinho verde regional. No entanto, há outras opções na ementa para quem não for grande fã do sarrabulho. Durante os dois dias, o programa começa ao início da tarde e estende-se pela noite fora. Espera-se um fim de semana de convívio e muita alegria, num evento aberto a toda a população. A iniciativa resulta de uma organização conjunta entre a Junta de Freguesia Coucieiro, a Comissão de Festas S. João Batista e a Associação dos Amigos de S. João Batista.

“Temos isto sempre cheio, cheio!”

O presidente da Junta de Freguesia de Coucieiro não esconde a satisfação pelo crescimento significativo de um evento recente. “Não havia uma festa com as papas de sarrabulho e nós entendemos que seria boa ideia incluir esse prato regional na Rota. No primeiro ano fizemos 80 litros de papas e no ano passado já confecionámos 480. Temos isto sempre cheio, cheio!”, afirma Luís Ferreira, acrescentando que, por esta altura, Coucieiro recebe visitantes de Norte a Sul de Portugal. “Vêm pessoas de Lisboa, Porto, Aveiro, Guimarães... Ainda no outro dia me ligaram lá de baixo [Sul] com interesse de estar cá nestes dias. Quase todo Portugal ouve falar nas nossas Papas de Sarrabulho. Claro que ficamos muito contentes!”, sublinha. 
O autarca frisa também que, apesar do imenso trabalho, é um gosto enorme proporcionar momento de união e alegria a todos os que os visitam, “juntamos aqui amigos, famílias de 20 a 30 pessoas, é um espetáculo!”. Uma festa que ganha ainda mais projeção e visibilidade por integrar Na Rota das Colheitas (Vila Verde) apresenta-se como uma mais valia através da promoção e divulgação que é feita previamente. “Não há dúvidas que a Rota nos ajuda muito, quase 100%. A publicidade que o Município faz é realmente importante. Assim, conseguimos levar o nome de Vila Verde mais longe!”, remata. 

Animação, convívio e muitas papas de sarrabulho! 

Não faltam motivos para dar um salto até Coucieiro nos próximos dias. Com o frio já instalado, as papas de sarrabulho de porco caseiro chegam para aquecer as noites frescas. Tudo feito na hora pelas mãos experientes das pessoas da terra. A programação recreativa abre portas no sábado, 4 de novembro, a partir das 12h00, e o dia é dedicado inteiramente à gastronomia minhota. No domingo, o espaço abre pelas 12h00, para o almoço. Para animar a tarde, a organização preparou o jogo ‘Cagada do Porco’, às 15h00, e o ‘Magusto Típico’ chega uma hora mais tarde para fechar o evento.  
A ‘Festa do Sarrabulho’ de porco caseiro conta com a colaboração dedicada de dezenas de voluntários que se prestam a ajudar em tudo que for necessário para tornar a iniciativa um sucesso. O evento faz parte das mais de trinta iniciativas da programação Na Rota das Colheitas, do Município de Vila Verde, que começou no mês de agosto e termina no final do mês de novembro.

0 comentários: