População de Vila Verde com medo de grande terramoto




Segundo apurou o Correio da Manhã, a População de Vila Verde tem receio que ocorra um grande terramoto após dezenas de pequenos sismos que têm sidos sentidos na zona. Partilhamos abaixo esta reportagem:

No início, parecia uma brincadeira, mas isto está a ficar sério. É que, em pouco tempo, já sentimos mais de vinte abalos e lá vem um dia que somos vítimas de um grande terramoto". A afirmação é de José Araújo, morador em Pico de Regalados, epicentro do sismo de 2,9 na escala de Richter, sentido este sábado ao final da manhã nessa zona do concelho de Vila Verde, e que é partilhada por muitos. 

A população começa a estranhar a frequência dos abalos: mais de vinte registados desde o início do mês, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). 

Os técnicos e especialistas asseguram que se trata de uma atividade sísmica normal para a zona, mas a população diz não se lembrar de sentir tantos tremores de terra em tão curto espaço de tempo. 

"Foi um estrondo bastante forte e até nos assustámos. Estavam várias pessoas no talho e fomos para a rua, a pensar que tinha sido um carro, mas depois é que percebemos que era um sismo. Isto está a acontecer muitas vezes em Vila Verde e estou preocupado", disse ao Correio da Manhã o comerciante Alexandre Afonso. 

Fernando Carrilho, geofísico do IPMA, diz que se trata de uma "situação normal", com a novidade de o epicentro destes sismos ter tido lugar em zonas habitadas, o que fez com que fossem mais sentidos pelas populações. 

O Norte de Portugal é uma zona de perigosidade baixa, ao contrário de Lisboa e do Algarve, mas não está livre de ser atingida por um forte abalo. 

0 comentários: