Câmara Municipal de Vila Verde aprovou contrato da empreitada de execução da Ciclovia Urbana de Vila Verde.





A Câmara Municipal de Vila Verde aprovou, na reunião do Executivo Municipal realizada hoje (6 de novembro) a minuta de contrato da empreitada de execução da Ciclovia Urbana de Vila Verde.


A empreitada da obra designada “Execução da Ciclovia Urbana de Vila Verde” representa um investimento superior a 800 mil euros que deverá ser realizado no prazo máximo de 365 dias.

Esta Ciclovia abrange o centro urbano de Vila Verde e a área de intervenção é composta pelo conjunto de vias que, pelas caraterísticas atuais, apresentam condições favoráveis à introdução do traçado de circuitos urbanos destinados a esta infraestrutura.

O objecto de intervenção apresenta características variáveis por se tratarem de ruas, avenidas e praças com dimensões, materiais e usos distintos. Assim, a proposta teve em linha de conta a uniformização da materialidade, o correto dimensionamento das vias, lugares de estacionamento, passeios e ciclovia, garantindo a melhor fluência de peões, bicicletas e automóveis.

Está ainda prevista a existência de estações de aluguer ou módulos de docas para estacionamento das bicicletas, controlados por um módulo automatizado de controlo onde os clientes podem alugar as bicicletas, complementado por APP e site online.

A concretização desta obra vai permitir acrescentar 5 895,5 metros à extensão de 1035 metros já existente, perfazendo assim um total de 6 930,5 metros de ciclovia na sede do concelho de Vila Verde. Esta ciclovia irá ainda ser complementada com a construção de um importante e articulado conjunto de percursos pedonais.

Esta importante infraestrutura constitui o pontapé de saída para um avultado investimento integrado que vai também contemplar a construção da Ciclovia Urbana da Vila de Prado e a ligação desta, através das freguesias da Lage, Turiz e Loureira, à Ciclovia Urbana de Vila Verde, assim como a construção das ecovias do Homem e do Cávado que vão integrar uma ampla rede de ecovias que ligará, ininterruptamente, Terras de Bouro a Esposende.

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, refere que “a construção da Ciclovia Urbana de Vila Verde, na freguesia de Vila Verde e Barbudo, é o início da concretização de um plano integrado de edificação de vias modernas e funcionais que se destinam a melhorar muito significativamente a mobilidade nos principais centros urbanos do concelho de Vila Verde, oferecendo alternativas viáveis para a circulação cómoda e segura das pessoas e estimulando a prática de exercício físico.”

Na perspetiva do mesmo Edil, “as ciclovias urbanas, tal como as ecovias e os percursos pedonais, além de promoverem o bem-estar das pessoas e de criarem condições para a adoção de estilos de vida mais saudáveis, combatendo o sedentarismo, permitem uma maior fruição dos espaços e equipamentos urbanos, das riquezas naturais e da beleza paisagística e tornam o território concelhio ainda mais apelativo para novos visitantes.”

0 comentários: