Ophelia já é furacão e pode atingir a costa de Portugal




A tempestade tropical Ophelia atingiu a categoria de furacão pelas 21h35 desta quarta-feira e os primeiros modelos de previsão divulgados esta quarta-feira não descartam Portugal continental e os Açores do percurso do furacão.
O Ophelia está atualmente a cerca de 1200 quilómetros do arquipélago açoriano e já atingiu ventos de 120 quilómetros por hora.”Parece um furacão no satélite, mas ainda não é um”, alerta o comunicado diário do National Hurricane Center, a máxima autoridade de monitorização de tempestades tropicais e furacões do Atlântico.

Vários modelos disponibilizados pelo NHC e pela Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dão quase como certos os efeitos do furacão (já enquanto depressão pós-tropical) em Portugal a partir da noite de sábado. A previsão publicada pelo IPMA vai ao encontro dessas previsões. Contudo, não há motivo de pânico.

O dia de sábado ainda vai registar as temperaturas elevadas que se fizeram sentir nestas duas primeiras semanas de outubro, com máximas de 32ºC e mínimas de 19ºC. Contudo, a probabilidade de precipitação chegar no domingo, dia em que as temperaturas deverão cair dois graus, é muito alta. Na segunda-feira, contudo, as máximas devem cair para os 24ºC e a chuva deve manter-se toda a semana.

É raro um furacão formar-se tão perto dos Açores e mais raro ainda o modelo de previsão apontar para a Europa, isto porque a Alta dos Açores, um eixo de alta pressão atmosférica, age como “um muro” e impede que os furacões e outras formações ciclónicas ganhem força em direção ao continente europeu.

0 comentários: