Município de Vila Verde executa faixas de gestão do combustível no âmbito do Plano Municipal de Defesa da Floresta contra incêncios




O Município de Vila Verde iniciou, hoje, no Monte de S. Julião, em Ponte S. Vicente e Sande, um processo de execução de faixas de gestão do combustível destinadas a evitar o alastramento de incêndios florestais. Participaram nesta iniciativa integrada no Plano Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios o ICNF - Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas -, os Bombeiros Voluntários de Vila Verde, a equipa de Sapadores da Associação Florestal do Cávado, a equipa de Intervenção e o Gabinete Técnico do Município de Vila Verde.
O Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, e o Vereador do Ambiente, Dr. Patrício Araújo, acompanharam esta ação preventiva de fogo controlado que tem como principal objetivo criar zonas de protecção impeditivas da progressão de incêndios florestais, numa área global de cerca de 17 hectares que tem registado ocorrências acima da média.

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, sustenta que “o município de Vila Verde está a apostar no capítulo da prevenção, criando estas zonas-tampão que travam o avanço dos incêndios, mas também na manutenção, alargamento e requalificação de caminhos florestais, na manutenção e criação de pontos de águas para combate a incêndios, assim como em trabalhos sistemáticos ao nível da limpeza de faixas de contenção de incêndios nos caminhos florestais.”

Na ótica do mesmo edil vilaverdense, “a atuação concertada das diferentes entidades que integram a Proteção Civil, colocando o enfoque em iniciativas de carácter preventivo, é fundamental para que o património florestal concelhio, as pessoas e os seus bens, estejam salvaguardados”.

O Dr. António Vilela aduz que “a floresta é um bem precioso que urge preservar e valorizar, sendo fundamental que as ações aglutinem contributos e esforços dos especialistas e das entidades competentes nesta muito sensível matéria.”

0 comentários: