Casa do Conhecimento de Vila Verde abriu oficialmente ao público, um espaço onde as Tecnologias Criativas são o tema principal (c/fotos)




Está oficialmente aberta a Casa do Conhecimento, uma infraestrutura que tem como objetivo primordial a inclusão digital das populações na Sociedade da Informação e o reforço das suas competências e qualificações, num espaço de criatividade e inovação para o desenvolvimento e experimentação de tecnologia.


A abertura oficial da Casa do Conhecimento insere-se no âmbito das Comemorações do 161º Aniversário da Fundação do Concelho de Vila Verde, que se comemora hoje, 24 de outubro. O Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, presidiu à abertura oficial da Casa do Conhecimento, onde esteve acompanhado pela vereadora e vereadores do executivo municipal, pelos técnicos das Casa do Conhecimento, pelos Diretores dos Agrupamentos de Escolas, pelos presidentes das juntas de freguesia, por várias entidades e, ainda, vários alunos e professores do 1º ciclo e pré-escolar.

Visita guiada às instalações

Para assinalar a abertura desta infraestrutura o Município de Vila Verde preparou uma visita guiada às instalações onde foi dado a conhecer a missão, os objetivos, os serviços e as várias valências da Casa do Conhecimento.

A sessão iniciou no Auditório Multimédia, com a apresentação de um filme em 3D, que conta a historia da Casa do Conhecimento de Vila Verde, divulgando as potencialidades do concelho. A sessão prosseguiu com a visita guiada às várias valências deste edifício dedicado às novas tecnologias da informação, nomeadamente à Sala Imersiva, Sala Formação e Polivalente, Sala das Tecnologias Criativas, Sala Interativa. Em todos estes espaços são dados a conhecer vários conteúdos virtuais ligados à robótica, impressão 3D, espaços interativos com informação sobre história, artesanato e cultura do concelho.

A partir de hoje, e até ao dia 16 de dezembro, do corrente ano, a Casa do Conhecimento vai receber todos os alunos das escolas do 1º ciclo, pré-escolar e algumas turmas do ensino básico, profissional e secundário do concelho, com o objetivo primordial de mostrar todas as valências à comunidade educativa.

Inovação aberta no contexto de um município

De referir que a Casa do Conhecimento assume-se como um exemplo da adoção do paradigma da inovação aberta no contexto de um município, como uma nova fórmula de governação envolvendo órgãos de poder local, universidades, centros de I&D, entidades de desenvolvimento local, empresas locais, mas também os cidadãos, integrando assim todos os seus contributos e competências.

As tecnologias digitais, cada vez mais acessíveis, têm o potencial necessário para transformarem as aprendizagens na sua forma e no seu conteúdo, não apenas para o acesso e transmissão de informação, mas também como ferramentas para a expressão criativa, em que as pessoas se envolvem ativamente no processo de aprendizagem e com maior motivação. Trata-se não só de interagir mas também de criar!

As Tecnologias Criativas são o tema principal da Casa do Conhecimento!

Com um forte pendor nas tecnologias de informação, a Casa do Conhecimento visa contribuir para o reforço da vivência digital e para o incremento da inclusão e da fluência digitais das pessoas. Trata-se de disponibilizar um conjunto de serviços e atividades que possibilitam o acesso a tecnologias de informação aplicadas em contextos do quotidiano, sejam estes de formação, cidadania, trabalho ou lazer, contribuindo para combater a exclusão digital e consequentemente a exclusão social.

Assim, o município de Vila Verde tem vindo, nos últimos anos, a operacionalizar esta visão estratégica. Em 12 de setembro de 2008 constitui a “Associação Casa do Conhecimento” com os parceiros Universidade do Minho e Centro de Computação Gráfica. A 18 de agosto de 2010 é assinado um protocolo de “Constituição e implementação da Rede Casas do Conhecimento” em que o conceito é alargado aos municípios de Fafe, Paredes de Coura, Vieira do Minho. É assinado a 17 de Maio de 2011 o "Protocolo de Cedência de Uso de Marca”, em que o município de Vila Verde cede o uso da marca portuguesa Casa do Conhecimento a favor dos restantes elementos da Rede Casas do Conhecimento. Em 2013 O Município de Boticas aderiu à Rede Casas do conhecimento e em 24 de novembro de 2014, aderiram à Rede Casas do Conhecimento os Municípios de Montalegre, Ponte da Barca e Trofa, numa cerimónia que se realizou em Vila Verde.


Partilhamos abaixo as fotos do Município:

0 comentários: