Agricultura e doçaria de mãos dadas na Agridoce 2016 de Cabanelas





A agricultura e a doçaria voltam a caminhar de mãos dadas Na Rota das Colheitas e dão o mote para um fim de semana extremamente interessante na freguesia de Cabanelas. A Agridoce tem conquistado os visitantes pelo estômago, com os alimentos frescos e saudáveis cultivados de forma tradicional pelos agricultores locais e a doçaria confecionada pelas mãos experimentadas mestres locais, mas não só. O evento apresenta-se como uma verdadeira mostra do que de melhor a freguesia e a região minhota têm para oferecer, com destaque para o célebre vinho doce, as iguarias mais típicas da cozinha regional (em que ganha lugar de destaque a broa com chouriço e sardinhas, um dos pitéus mais apreciados pelos visitantes), o folclore, a música popular, as belas peças de artesanato e a recriação da prática ancestral da desfolhada do milho.

A iniciativa, organizada pela comunidade de Cabanelas, decorre de 2 a 4 de setembro, nas imediações da igreja paroquial, e insere-se na programação Na Rota das Colheitas, do Município de Vila Verde. Antecipam-se três dias de festa e diversão com um programa atrativo, que se apresenta como um tributo ao mundo rural, de um povo que tem orgulho nas suas origens e nas suas tradições. A Feira de Agricultura e Doçaria começa já na próxima sexta-feira, com a abertura do recinto pelas 21h00. Meia hora mais tarde tem lugar a sempre divertida e animada atuação dos ‘Amigos da Paródia’. No dia seguinte, 3 de setembro, os interessados podem visitar a feira durante o dia e participar nas atividades marcadas para a noite, com uma tradicional desfolhada de milho, pelas 21h00, a que se seguem os espetáculos de música ao vivo dos artistas Anabella e Hélder Miranda.

O último dia, 4 de setembro, é o que apresenta a agenda mais preenchida, com várias atividades desde o raiar da aurora até ao final da tarde. O dia começa com uma manifestação religiosa, com uma Eucaristia marcada para as 08h30. Os amantes das duas rodas não foram esquecidos e o Passeio de Motorizadas de 50cc arranca às 10h00. As inscrições têm um custo de 10€ e incluem almoço e uma lembrança para todos os participantes. Meia hora mais tarde, os ritmos quentes da dança chegam ao recinto com uma Mega Aula de Zumba gratuita, aberta a toda a população. No período vespertino, destaque para o cortejo etnográfico, marcado para as 15h00, e o encontro de folclore, que começa às 18h00. Estão reunidos todos os condimentos para mais um fim de semana de festa e de tributo a herança cultural minhota Na Rota das Colheitas.

0 comentários: