Minho: Cidadão cria projeto que visa a ramificação da Linha de Braga, entre Braga e Barcelos para Vila Verde via Vila de Prado

ligação por comboio de Braga a Vila Verde via Vila de Prado


O cidadão Carlos Santos criou o projeto "Estudo de viabilidade da conclusão do anel ferroviário do Minho", em votação no Orçamento Participativo de Braga, que contempla o estudo da ramificação da Linha de Braga, entre Braga e Barcelos, para Vila Verde via Vila de Prado.

Segundo o autor a importância deste estudo é vital para dar uma mensagem aos políticos e técnicos da região que têm feito sempre análises à escala local e acabam por cometer o erro de pensar sempre na ligação Barcelos-Braga-Guimarães para servir apenas as populações desta área. Quando deviam começar pela escala macro e perceber que estamos na Faixa Atlântica entre Lisboa e Corunha. Sendo o único estudo independente feito por técnicos europeus demonstrou para uma linha muito mais exigente a do TGV, o corredor teria que passar por Braga e contemplar o seguinte:
- o fecho do anel ferroviário do Minho (Barcelos-Braga-Guimaraes)
- a inclusão do Aeroporto do Porto na rede.

Com o abandono da RAVE começaram as distorções pelos técnicos locais e portugal prepara-se para modernizar a Linha do Minho, sem unir toda a procura do Minho num canal comum. Que permitiria dar muito maior sustentabilidade à Linha Porto-Vigo. Permitiria fundir serviços e horários diminuído distâncias percorridas e tempo de utilização das composições, e permitiria criar mais horários para ligar Lisboa a Vigo e Porto a Vigo. 
Quando os técnicos propõem linha ligeira, ou falam de serviços como o metro e o BRT, estão a impossibilitar que isto aconteça. Alem disso a linha convencional permite que se coloquem tram trains como os do metro do Porto para fazerem o serviço local. Desta forma e com a posterior ramificação para Vila Verde mesmo que com apenas linha ligeira ficaria ligada a Portugal com vários horários.

Todos os Vilaverdenses com mais de 16 anos, que estudem, trabalhem ou residam em Braga podem votar neste projeto que pretende transformar a realidade do Minho.


Para votar basta inscreverem-se através desta ligação.


Poderá consultar todas as novidades deste projet através desta ligação.



0 comentários: