Vila Verde: E.N. 101 será alvo de repavimentação, criação de passeios, sinalização e arranjos de entroncamentos



A Estrada Nacional nº 101 vai ser objeto de uma intervenção de requalificação ao longo de todo o concelho de Vila Verde.
Com o objetivo de discussão do projeto elaborado pelo Instituto de Estradas, a Câmara Municipal de Vila Verde promoveu uma reunião com os Presidentes de Junta de Freguesia. Nesta reunião para apresentação e discussão do projeto de requalificação da EN 101 participaram todos Presidentes de Junta das Freguesias que integram o traçado desta via estruturante para o concelho de Vila Verde.

A requalificação prevista para esta via abrange todo o traçado desde o limite do Concelho de Vila Verde com o Concelho de Braga até e ao limite com o Distrito de Viana do Castelo em Ponte da Barca, entre as freguesias de Soutelo e a União de Freguesias do Vade respetivamente.

Esta reunião serviu para quer todos tomassem conhecimento do projeto e procedessem a uma análise conjunta do mesmo com o objetivo de nesta fase poderem concordar com a proposta ou apresentar sugestões/melhorias a incluir no relatório final e que possam ser contributos positivos para valorizar ainda mais a intervenção.

Todos os presentes se congratularam com realização desta obra que consideram de extrema importância para o concelho, para as suas freguesias e para a desenvolvimento do concelho uma vez que vai assegurar uma melhoria das condições de segurança quer da circulação rodoviária quer da circulação de pessoas. Por, outro lado, relevam os factos da requalificação desta via permitir o crescimento e desenvolvimento económico das suas freguesias e de constituir um contributo para a fixação das pessoas. 

Os autarcas apesar da sua satisfação com a apresentação do projeto aguardam agora que a obra se inicie com a maior brevidade e que o Instituto de Estradas acolha as sugestões que vão ser enviadas designadamente a inclusão de troços de passeios não previstos e de algumas sugestões para a melhoria em alguns cruzamento e entroncamentos. Consideram de extrema importância que seja acolhida a sugestão de correção do traçado entre a Freguesia de Prado S. Miguel e a Portela do Vade o que consideram seria um contributo decisivo para a melhoria da acessibilidade à parte Norte do Concelho.

Na perspetiva do Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, “a operação de requalificação da EN 101 é uma empreitada prometida por sucessivos Governos e que agora espera seja concretizada com a maior brevidade possível. Espero que este seja um primeiro sinal do Governo para a necessidade urgente de resolver as acessibilidades a Vila Verde.”

O Edil relembra que “já em 2011, um estudo realizado pelo Instituto de Infraestruturas Rodoviárias (INIR), considerava a intervenção na EN 101 como extremamente necessária e prioritária, uma vez que a incluiu no nível de serviço D, ou seja uma via claramente saturada do ponto de vista da sua utilização.”

Pelas mesmas razões o Dr. António Vilela vai mais longe e avança que “a requalificação desta via em Vila Verde, não nos pode desviar do objetivo da construção da variante à EN 101, uma via claramente saturada, que tem um tráfego média diário de mais de 20.000 veículos, sendo mais de 15% veículos pesados. Apesar de dar um contributo, não será certamente esta intervenção que permitirá assegurar de forma definitiva a fluidez do trânsito necessária para garantir a fixação de empresas e consequentemente a criação de emprego e promover um crescimento equilibrado do concelho.”.

0 comentários: