Minho: 'Volta a Portugal' 2015 volta a marcar presença já amanhã em Braga e Vila Verde, saiba aqui todos os horários





O Minho recebe a 77ª Volta a Portugal Liberty Seguros nos dias 1 e 3 de Agosto. Fafe consagrará ainda o vencedor da Volta a Portugal de Júniores.



O Minho recebe a 77ª Volta a Portugal Liberty Seguros nos dias 1 e 3 de Agosto aquando das etapas ‘Boticas – Fafe’ e ‘Braga – Viana do Castelo’. Fafe consagrará ainda o vencedor da Volta a Portugal de Júniores, cuja terceira etapa coincide com a da chegada à Sala de Visitas do Minho da Volta a Portugal.

De 29 de Julho a 9 de Agosto, abre-se o livro que guarda a história da maior competição velocipédica portuguesa, escrevendo uma nova página onde será acrescentado mais um nome para figurar ao lado dos que têm escrito alguns dos mais belos momentos do ciclismo nacional.

Entre o prólogo de Viseu e a etapa de consagração em Lisboa têm a palavra os homens que vão pedalar os exigentes 1551,7 Km da edição 77 da Volta. À beira da estrada ou em frente à televisão, todos os dias, por volta das 17h30, será conhecido um novo herói entre a centena e meia de homens que se lançam no sonho e nas intrépidas emoções da Volta.

“A 77ª edição da Volta a Portugal Liberty Seguros tem todos os ingredientes para manter intactas as premissas que fizeram desta competição um dos mais populares eventos desportivos nacionais. A Volta mantém palcos míticos como a Torre e a Senhora da Graça, a mais recente descoberta ao nível de dificuldades traduzida na subida à Serra do Larouco, em Montalegre, um contra-relógio muito competitivo em Leiria, sem esquecer a estreia absoluta de Condeixa-a-Nova. É verdade que não teremos ainda este ano o Alentejo e o Algarve, mas recuperámos o nordeste transmontano que, com certeza, vai também contribuir decisivamente para o sucesso desta edição da Volta a Portugal em bicicleta”, explica Joaquim Gomes, Director da Volta a Portugal.

O Minho acolherá o pelotão da Volta a Portugal nos dias 1 e 3 de Agosto, respectivamente, aquando da 3ª etapa (Boticas – Fafe) e da 5ª etapa (Braga – Viana do Castelo), compreendendo os percursos passagens pelos concelhos de Fafe, Cabeceiras de Basto, Vieira do Minho, Póvoa de Lanhoso, Braga, Vila Verde, Ponte da Barca, Arcos de Valdevez, Monção, Valença, Vila Nova de Cerveira, Caminha e Viana do Castelo.

O arranque da 77ª Volta a Portugal Liberty Seguros será em Viseu (29 de Julho) com a realização do prólogo, disputando-se nos dias a seguir as etapas em linha entre Pinhel e Bragança (196,8 Km) e entre Macedo de Cavaleiros e a Serra do Larouco, em Montalegre (175,6 Km).
Na terceira tirada (1 de Agosto) a caravana da 77ª Volta a Portugal Liberty Seguros rumará até terras do Minho. Depois do arranque em Boticas, o pelotão terá para cumprir 172,2 Km até à Praça 25 de Abril, em Fafe, com o pelotão a passar pelos concelhos de Cabeceiras de Basto, Vieira do Minho e Póvoa de Lanhoso.

É expectável uma chegada em bloco com a discussão ao sprint a acontecer na emblemática Praça 25 de Abril da cidade de Fafe, cuja autarquia foi recentemente distinguida pela Associação de Ciclismo do Minho com o título de sócia honorária em reconhecimento pelos mais de 25 anos de apoio regular ao ciclismo de formação e também em homenagem aos fafenses pela forma hospitaleira como acolhem o ciclismo e pelo apoio, carinho e dedicação à modalidade.

Recorde-se que para além do apoio ao ciclismo na década de 60, nos inícios de 1977 Fafe esteve na génese da Associação de Ciclismo do Minho, quando um grupo de amantes da modalidade avançou para o apoio às equipas de ciclismo existentes (entre as quais a Associação Desportiva de Fafe) e lançou as bases para a criação da ACM na qual se viria também a filiar nesse mesmo ano o Grupo Nuno Álvares – Fafe. Desde então, o apoio de Fafe à modalidade não tem cessado, acolhendo o concelho inúmeros e importantes eventos de ciclismo promovidos pela Associação de Ciclismo do Minho e por onde têm desfilado promessas e certezas do ciclismo.

Momentos antes da chegada do pelotão de ciclistas profissionais, Fafe será palco da chegada da terceira e última etapa da Volta a Portugal de Júniores. Depois da chegada a Fafe, segue-se um dos dias mais aguardados em cada Volta a Portugal: a sempre emocionante chegada à mítica Senhora da Graça, em Mondim de Basto, prevista para o dia 2 de Agosto (Domingo), depois de cumpridos os 159,4 Km do percurso que começará em Alvarenga.

Braga, a ‘Cidade dos Arcebispos’, assistirá este ano à partida da 5ª etapa (3 de Agosto) da 77ª Volta a Portugal Liberty Seguros. Da freguesia de Palmeira – onde a Associação de Ciclismo do Minho organiza há 13 anos o Circuito de Palmeira / Prémio Peixoto Alves em homenagem à velha glória do ciclismo português e vencedor da Volta a Portugal de 1965 – a caravana partirá para efectuar um percurso de 169,4 Kms até ao Monte de Santa Luzia, em Viana do Castelo.

A caravana assinalará os 50 anos da vitória na Volta a Portugal de Peixoto Alves precisamente na sua terra natal, a freguesia de Palmeira que também entrou para a história do ciclismo no dia 11 de Maio de 2014, pelo facto do 12º Circuito de Palmeira / Prémio Peixoto Alves ter sido a primeira prova a nível nacional a beneficiar da comparticipação do Estado com os custos do policiamento, após uma persistente e bem-sucedida luta travada pela Associação de Ciclismo do Minho que conseguiu colocar o ciclismo em pé de igualdade com as restantes modalidades e fazer com que as provas de formação/camadas jovens também beneficiem da ajuda do Estado para com os custos do policiamento.

Antes de chegar ao Monte de Santa Luzia, o pelotão passará pelos concelhos de Vila Verde, Ponte da Barca, Arcos de Valdevez, Monção, Valença, Vila Nova de Cerveira e Caminha, assim como por localidades com forte tradição no ciclismo como Santa Marta de Portuzêlo onde no dia 15 de Agosto a Associação de Ciclismo do Minho e o GDCP Santa Marta Portuzêlo promoverão o 40º Circuito de Ciclismo para os escalões de escolas, cadetes e júniores.

Ao sétimo dia de competição, Ovar é a grande novidade da Volta deste ano, oferecendo a Praia do Furadouro como cenário de partida da etapa que antecede o Dia de Descanso e que terminará em Oliveira de Azeméis (154,1 Km). O espírito da Volta continuará em Oliveira de Azeméis pela noite fora e no dia seguinte com as mais diversas iniciativas organizadas no âmbito da 77ª Volta a Portugal Liberty Seguros.
Condeixa-a-Nova será o local de partida da etapa rainha, que incluirá a subida da Serra da Estrela em direcção à Torre. Serão percorridos 171,3 km, recuperando a mítica escalada pela vertente, Covilhã – Penhas da Saúde – Seia (Torre).

A caravana da Volta a Portugal alinha-se de seguida na cidade mais alta de Portugal, a Guarda, para partir em direcção a Castelo Branco (180,2 Km). A 9º etapa será um contra-relógio (34,2 Km) entre a Praia do Pedrógão e Leiria. Por fim, na 10ª e última etapa, Vila Franca de Xira será o ponto de partida para a tirada de 132,5 Km que terminará em Lisboa, onde o circuito final com cerca de sete quilómetros, percorrido sete vezes, promete agitar todos quantos se deslocarem à Avenida da Liberdade, junto ao Marquês de Pombal.

Os Júniores juntam-se à grande festa do Ciclismo

Coincidindo com os primeiros dias de competição da 77ª Volta a Portugal Liberty Seguros, a Federação Portuguesa de Ciclismo organiza, em parceria com a Podium Events, a Volta a Portugal de Júniores. A 10ª edição desta prova acontece de 30 de Julho a 1 de Agosto, com os finais de etapa a acontecer no mesmo local de chegada das três primeiras tiradas em linha da Volta principal. A competição júnior é reservada a jovens com 17 e 18 anos. O pelotão com cerca de 150 corredores vai fazer 278,8 quilómetros.

Vila Nova de Foz Côa inaugura a 10ª Volta a Portugal de Júniores. Em direcção a Bragança cumprem-se 98,5 Km. A segunda etapa, mais curta, mas de grande dificuldade, vai ligar Boticas a Montalegre, terminando no alto da Serra do Larouco ao fim de 77,6 Km. O mais longo capítulo para os Júniores chega no último dia, com Ribeira de Pena como cenário de partida para uma tirada de 102,7 Km com meta instalada na Praça 25 de Abril, em Fafe.

Resumo das etapas da 77ª Volta a Portugal em Bicicleta

29 Julho – Prólogo – 6 km: Viseu (1º corredor 14h30) / Viseu (último corredor 17h27)
30 Julho – Etapa 1 – 196,8 km: Pinhel (12h10) / Bragança (17h20)
31 Julho – Etapa 2 – 175,6 km: Macedo de Cavaleiros (12h30) / Serra do Larouco – Montalegre (17h17)
01 Agosto – Etapa 3 – 172,2 km: Boticas (12h55) / Fafe (17h18)
02 Agosto – Etapa 4 – 159,4 km: Alvarenga (12h45) / Sra. da Graça (17h20)
03 Agosto – Etapa 5 – 169,4 km: Braga (12h50) / Monte de Santa Luzia – Viana do Castelo (17h20)
04 Agosto – Etapa 6 – 153,1 km: Ovar (13h20) / Oliveira de Azeméis (17h20)
05 Agosto – Dia de Descanso: Oliveira de Azeméis
06 Agosto – Etapa 7 – 171,3 km: Condeixa (12h05) / Torre – Seia (17h17)
07 Agosto – Etapa 8 – 180,2 km: Guarda (12h45) / Castelo Branco (17h23)
08 Agosto – Etapa 9 – 34,2 km CRI: Pedrógão (14h) / Leiria (17h28)
09 Agosto – Etapa 10 – 132,5 km: Vila Franca de Xira (13h30) / Lisboa (17h09)

Resumo das etapas da 10ª Volta a Portugal de Júniores

30 Julho – Etapa 1 – 98,5 km: Vila Nova Foz Côa (12h45) / Bragança (15h35)
31 Julho – Etapa 2 – 77,6 km: Boticas (13h40) / Serra do Larouco – Montalegre (15h50)
01 Agosto – Etapa 3 – 102,2 km: Ribeira de Pena (12h40) / Fafe (15h23)

Fonte site Multidesportos por Carlos Pereira

Percurso da 5ª etapa que passará por Vila Verde a 3 de agosto 2015:

Todos os detalhes da 5ª etapa aqui

0 comentários: