Vila Verde: O envolvimento de todo o concelho e das suas gentes marcam o sucesso das Festas Concelhias 2015 (c/fotos)




Em clima de muita animação, milhares de vilaverdenses e visitantes, atraídos por um cartaz rico e diversificado, prestigiaram as festas em Honra de Santo António, em Vila Verde, entre 9 e 14 de junho.


O Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, faz um balanço muito positivo da edição de 2015 das festas concelhias em honra de Sto. António, considerando que “agora que chegamos ao fim de mais uma festa este é o momento de celebrar mais uma ação bem sucedida do Município de Vila Verde, graças ao empenho de muitas coletividades concelhias, de grupos de pessoas, de organismos e entidades públicas e privadas e de muitos técnicos municipais que não regatearam esforços e envolveram-se de corpo e alma. Apesar da instabilidade das condições atmosféricas, a elevada qualidade das iniciativas e atividades desenvolvidas ao longo destes seis dias fez com que esta edição tivesse sido um grande sucesso, divulgando e promovendo as tradições concelhias e valorizando as potencialidades turísticas do território concelhio“.

As Festas de Sto. António abrem um período festivo que, no Concelho de Vila Verde, se prolonga por todos os meses de Verão, fruto da grande dinâmica existente nas comunidades locais em torno de tradições e de manifestações religiosas profundamente enraizadas na cultura popular.

Os espetáculos musicais, as rusgas, os torneios, a corrida de cavalos, as atividades desportivas (rally papper, torneio inter-freguesias sub 13, prova de cicloturismo, torneio de malha, tiro aos pratos...), as marchas populares, os festivais folclóricos, os desfiles, as várias cerimónias religiosas e muitas outras atividades contribuíram para a forte atratividade destas festas.

Na ótica do Edil, “as festas de Santo António são o testemunho vivo da enorme capacidade mobilizadora que existe no Concelho de Vila Verde, uma vez que a grande variedade de iniciativas levadas a bom porto contou com o envolvimento e participação ativa de associações e instituições concelhias e das diversas Juntas de Freguesia. Um agradecimento especial à Junta de Freguesia de Vila Verde e Barbudo que voltaram a revelar-se grandes parceiros na projeção de Vila Verde como um Município dinâmico e empreendedor.”

 “O facto das festas de Santo António, nas suas diversas vertentes, terem sido fortemente enriquecidas pela dedicação e empenho de largas centenas de Vilaverdenses, na organização e na realização de atividades associadas ao desporto, ao artesanato, à etnografia, à gastronomia e a uma vasta panóplia de atividades culturais e religiosas, faz desta edição mais um marco indelével na estratégia de alavancagem do turismo concelhio e de dinamização da cultura e da economia locais”, sustenta igualmente o Dr. António Vilela.

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde vinca ainda que “a preservação e valorização das raízes culturais e religiosas das festas, patentes no folclore, nas marchas, nas rusgas, nos cortejos e nas procissões, por exemplo, a par da capacidade de renovação que os organizadores e múltiplos participantes evidenciaram, tanto na animação musical e na mostra de talentos “Vozes de Santo António” como no “after party” e no Festival de Dança, entre outras iniciativas, permitiram cativar diferentes públicos, de distintas idades e proveniências, contribuindo para o assinalável êxito das festas de Santo António de 2015.”



Fonte C.M.V.V. (com todas as fotos)

0 comentários: