Portugal: Tem 451 praias excelentes, mas seis são más e uma delas é a Praia do Faial na Vila de Prado

Praia do Faial - Vila de Prado


Portugal tem 451 praias excelentes, 85% do total das classificadas, mas o número de zonas balneares de “nota” máxima diminuiu e apareceram seis praias com má qualidade.


Os dados são da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e revelam também que há “seis praias classificadas como más”. De acordo com o dirigente da associação ambientalista Quercus Francisco Ferreira, "no ano de 2015, temos um recorde de zonas balneares e, em comparação com o ano passado, temos mais 26 águas balneares classificadas como tal”, totalizando 569 praias. 

“No ano passado, não tínhamos qualquer praia `má`”, o que é uma percentagem mínima, de 1,1% do total, mas também “é um sinal de que estamos a piorar”, acrescenta o técnico da associação de defesa do ambiente. 

No grupo das “más”, Francisco Ferreira destaca o caso particular da Madeira, que detém quatro: “duas no Funchal – a praia do Gorgulho e a praia de Poças do Gomes Doca do Cavacas – e duas no Machico - Banda D´Além e S. Roque”. 

As outras duas "más" são no continente: uma no interior, em Vila Verde - a praia do Prado Faial -, e a outra de transição, em Ovar - a praia do Areinho. 

Entre as praias classificadas, “tínhamos 91% de praias excelentes, em 2014, e baixámos para 84,8%, não podemos dizer que estamos mal”, pois ter esta percentagem “é muito bom, mas o problema é a tendência” descendente, sublinha o dirigente da Quercus. 

Para completar a análise, é referido que 37 praias não têm classificação, 11 das quais são novas na lista, 16 têm uma qualidade aceitável (a seguir à má), 59 são boas e 451 excelentes. 

Os resultados das análises desta avaliação são recolhidos no conjunto dos quatro anos anteriores, neste caso, de 2011 até 2014, e servem de base para a informação transmitida a nível nacional e europeu aos consumidores que vão começar a frequentar as praias na nova época balnear que, em Portugal, na maioria dos casos, decorre entre Junho e Setembro. 

Os dois parâmetros em destaque nas análises são a presença ou não dos enterococos intestinais e da “escherichia coli”. 

Francisco Ferreira recorda que o que diz a directiva comunitária sobre o assunto: “até final da época balnear de 2015, todas as águas balneares devem ser classificadas, pelo menos, como aceitáveis e devem ser tomadas medidas para aumentar o número de águas excelentes ou boas”.

0 comentários: