Mundo: Vila Verde abre portas à Guiné-Bissau




O presidente da câmara de Vila Verde endereçou um convite ao governo da Guiné-Bissau, demonstrando a sua abertura, e de toda a região, para cooperar com aquele país africano “em vários domínios”.
A carta-convite, assinada pelo autarca vilaverdense, foi entregue aos representantes do governo da Guiné pela Associação Empresarial de Vila Verde - AEVIVER -, que integrou recentemente uma missão empresarial da Confederação Empresarial CPLP/EU-CPLP, da qual a associação vilaverdense faz parte.

Os empresários foram recebidos pelo primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Domingos Simões Pereira, numa audiência em que se falou do futuro e das oportunidades de negócio naquele país do centro da África.
O presidente e vice-presidentes da direcção da AEVIVER, José Morais e José Carlos Silva (respectivamente) deram a conhecer a realidade do concelho e da região e mostraram vontade do tecido empres arial em apostar naquele país, apontado como a melhor porta de entrada para a enorme região centro-africana.

Liderada pelo presidente da Confederação Empresarial da CPLP, o moçambicano Salimo Abdula, a missão cumpriu ainda uma audiência com o secretário de Estado da Economia e Finanças da Guiné-Bissau, que se mostrou disponível para uma abertura total ao conjunto de oportunidades e negócios no quadro dos Países de Língua Oficial Portuguesa (PALOPS).

Foi lembrada a mesa redonda da união Europeia com a Guiné-Bissau, que abre portas a investimentos europeus naquele país, mas foi assinalada a necessidade do governo local promover legislação no sentido de facilitar a livre circulação de pessoas, bens e capitais no quadro da CPLP. O governo guineense parece determinado a promover essa abertura, face à disponibilidade internacional em apoiar o crescimento e desenvolvimento da Guiné-Bissau.

0 comentários: