Vilarinho: Volta a acolher Procissão secular dos Passos





No dia 29 de março, vai realizar-se a procissão secular dos Passos em Vilarinho Vila Verde.

As cerimónias religiosas iniciam-se, pela primeira vez, no dia 27 de março, pelas 21 horas, com a Via-Sacra interparoquial (Atães, Barros, Codeceda, Penascais e Vilarinho) no Monte das Oliveiras.
No dia 28, às 21 h, como vem sendo habitual, recitação do terço e procissão de velas da Capela de S.ta Luzia para a Igreja Paroquial, sendo finalizada com o sermão “ECCE HOMO”. As imagens do Senhor dos Passos e da Senhora das Dores serão transladadas para a Igreja e Capela do Senhor da Cana Verde, respetivamente. Neste mesmo dia (sábado), pelas 21h e 45m, haverá uma cerimónia que retrata o momento de despedida do Senhor dos Passos de Sua Mãe quando ia ser entregue a Pilatos para ser julgado.
No domingo, dia 29, às 11h, decorrerá a cerimónia da Bênção de Ramos na Capela do Senhor da Cana Verde, seguindo-se uma procissão em direção à Igreja, onde terá lugar a Eucaristia que será transmitida pela Rádio Voz do Neiva.
Às 17h, na Igreja Paroquial, haverá o sermão do Pretório com o qual se iniciará a Procissão de Passos. O orador faz, em seguida, o sermão do Encontro em que intervêm várias figuras da Paixão, realçando-se a Verónica que, depois de limpar o Rosto de Jesus e mostrá-Lo estampado ao público, discursa, proferindo umas palavras de compaixão e de conforto.
Finalmente, terá lugar o sermão do Calvário, tendo, como cenário, as figuras da Paixão que se incorporaram na procissão. É de realçar, neste sermão, a figura do Centurião que aparece com a sua autoridade, não permitindo que alguém se aproxime do Crucificado, mesmo com a insistência do pregador, mas acaba por se render, deixando sepultar o Corpo de Jesus.
São cerimónias centenárias vividas, todos os anos, por milhares de pessoas que visitam Vilarinho.


0 comentários: