Moure: Idosos sensibilizados para reciclar




Os utentes do Centro Paroquial e Social de Moure, Vila Verde, foram os primeiros idosos a ser sensibilizados pela Braval para a preservação do meio ambiente.
O pároco Sandro Vasconcelos, presidente da instituição, e Pedro Machado, administrador executivo da Braval, assinaram ontem o protocolo de cooperação com vista a aumentar os índices de reciclagem, dando início formalmente ao projecto ‘Ambiente 65+’ - que visa precisamente a sensibilização ambiental da população mais idosa.

Citando um autor conhecido (Anthony de Mello), o padre Sandro Vasconcelos recordou a história do homem que tinha como objectivo ‘mudar o mundo’, mas que ao longo da vida foi mudando este objectivo, pois vendo que não conseguia mudar o mundo, pensou a seguir em mudar as pessoas que o rodeavam e depois de ver que também não conseguia chegou à conclusão que o melhor mesmo era mudar-se a si próprio. 

Com esta breve história, o presidente do Centro Paroquial e Social de Moure quis demonstrar aos mais idosos, que “temos que ser nós próprios a mudar o mundo, mas de forma individual”.
“Este projecto ambiental é deveras importante pois tem como grande propósito criar um mundo melhor para que o possamos deixar aos nossos filhos e netos”, assinalou o responsável.

O director executivo da Braval, Pedro Machado, destacou que este projecto ‘Ambiente 65+’ “tem como grande missão a melhoria da qualidade de vida ambiental”, explicando que vem no seguimento da política de educação e sensibilização ambiental, que a Braval já vem prosseguindo junto das escolas dos seis municípios que integram o sistema de tratamento de resíduos, destacando que já muito foi feito na região ao longo dos últimos 19 anos.

Fonte Correio do Minho por Marta Caldeira (com notícia complea)

0 comentários: