Minho: Prisão efectiva para casal por assalto a uma idosa em Vila Verde

imagem ilustrativa



O casal de Vila Verde, acusado de ter roubado um cordão de ouro com medalhão a uma idosa de 79 anos, foi condenado a penas de prisão efectiva: cinco anos e seis meses para ele e quatro anos e seis meses para ela.

O colectivo de juízes do Tribunal Central de Braga deu como provados os factos constantes da acusação do Ministério Público contra o casal pela prática, em co-autoria e na forma consumada, de um crime de roubo qualificado, pesando na decisão a especial debilidade da vítima.
O assalto à idosa, de 79 anos, ocorreu a 20 de Abril do ano passado, por volta das 14.40 horas, numa altura em que a vítima seguia a pé para um terreno contíguo à sua residência em Turiz, Vila Verde.

João J., de 53 anos e sua mulher Maria J., de 47 anos, vendedores ambulantes, ambos residentes nesse concelho, circulavam por ali no seu automóvel. Ao verem a vítima sozinha, pararam e perguntaram-lhe se queria comprar umas toalhas que o casal retirou da mala d o carro.
A idosa disse-lhes que não. A arguida disse-lhe umas palavras e arrancou-lhe o cordão de ouro com medalhão que a vítima trazia ao pescoço, avaliado em 2 500 euros.

No julgamento colectivo do caso, no mês em curso, presidido pela juíza Sílvia Videira Martins, o casal negou a acusação, alegando que 20 de Abril de 2014 foi dia de Páscoa. Que a partir das 13 horas ambos se encontravam, com familiares e amigos, de visita ao filho, hospitalizado, vítima de grave acidente de viação. O procurador do Ministério Público desvalorizou os depoimentos e pediu a condenação dos arguidos.

João J. foi, assim, condenado na pena de cinco anos e seis meses de prisão efectiva, enquanto sua mulher foi punida com quatro anos e seis meses de prisão, também efectiva. Têm de pagar as custas do processo, com a taxa de justiça fixada, individualmente, em 6 unidades de conta (102 euros cada). 

A defesa dos arguidos revelou que vai recorrer da decisão.

Fonte Correio do Minho por Luís Fernandes

0 comentários: