Minho: Feira apresenta opções educativas a estudantes do distrito de Braga, alunos de Vila Verde também marcaram presença




Foi com o objectivo de conhecer a oferta formativa e educativa oferecida pelos diferentes estabelecimentos de ensino da região que centenas de alunos, acompanhados peles seus familiares, visitaram ontem o segundo e último dia da ‘4U’, a primeira Feira de Oferta Educativa e Formativa que decorreu no Parque de Exposições de Braga.


O certame dirigiu-se sobretudo aos estudantes que ainda não fizeram a sua escolha em termos formativos. E as opções foram muitas. Desde as novas tecnologias à cozinha e pastelaria, passando pela Polícia de Segurança Pública ou até mesmo o Exército, as ofertas abarcavam todos os gostos. Que o diga Andreia e Helena que estiveram à conversa com elementos da PSP para saberes quais as condições de acesso à polícia. “Queremos tirar uma licenciatura e, em princípio, é isso que irá acontecer. A PSP poderá ser uma segunda opção, se algo falhar”, conta Raquel que está a frequentar o 12.º ano.

Oriundos da Escola Secundária de Vila Verde e praticamente a terminar o ensino secundário, um grupo de amigos decidiu visitar o certame para conheceram as ofertas dos estabelecimentos de ensino superior da região.
“Queremos ver a possibilidades dos cursos para o ensino superior. Estivemos a ver os cursos de engenharia, ciências. Mas ainda estamos confusos. O nosso curso dá para muitas áreas e quanto mais temos para escolher, mais confusos ficamos”, disse Mariana, cuja escolha teima em incidir num dos cursos de engenharia da Universidade do Minho (UMinho) “também por ficar perto de casa, que é também o meu objectivo”. 

Os estudantes visitaram o stand da UMinho: “deram-nos a conhecer os vários cursos, as disciplinas que os integram, assim como as possíveis saídas, que é também um factor muito importante”, prossegue a estudante de Vila Verde.
Organizada pela Universidade do Minho em parceria com os municí pios de Braga e Guimarães, a Feira de Oferta Educativa e Formativa reuniu 62 instituições educativas, integrando escolas profissionais e institutos politécnicos.

Novas tecnologias cativam os jovens

A era tecnológica condiciona cada vez mais os nossos dias e isso também se reflecte ao nível da oferta educativa que as instituições de ensino oferecem aos seus alunos. A ‘4U’ veio comprovar que as licenciaturas e os cursos profissionais ligados à área das novas tecnologias, especialmente a digital, estão em voga. Exemplo disso foi a procura que o stand do IPCA- Instituto Politécnico do Cávado e do Ave teve ao longo destes dois dias. Apresentando um simulador de condução, uma impressora 3D (que faz apoio ao curso de Design Industrial), um robot industrial, ‘drones’, óculos da realidade virtual, entre outros, o espaço cativou a atenção dos jovens. 

“O feedback que tivemos foi muito, muito positivo. Trouxemos equipamentos que os jovens pudessem utilizar e experimentar e, portanto, tivemos sempre muita gente no stand, muitas vezes com filas de espera”, conta Ana Reis, coordenadora do Gabinete de Comunicação e Imagem do IPCA. Apesar de terem apresentado todas as licenciaturas ministradas no politécnico, o IPCA apostou na componente mais tecnológica “porque é aquilo que é mais visível”.

Ana Reis confirma uma grande procura dos jovens nesta área, acrescentando que estes materiais permitem também aos utilizadores terem uma ideia “de quem não vão para este cursos para jogar, mas para fazerem outro tipo de trabalho”.
Ainda um pouco longe de ter de optar por uma área de estudo, André, de 11 anos, não resistiu ao apelo do simulador de condução apresentado pelo IPCA. “Ainda não pensei no que vou seguir, para já só quero divertir-me”, diz -nos o pequeno André que se fez acompanhar pelo pai nesta visita.

Fonte Correio do Minho por Paula Maia

0 comentários: