Europa: Viena vai construi o maior arranha-céus de madeira do mundo!





A cidade de Viena, na Áustria, vai receber o arranha-céus de madeira mais alto do mundo, um projecto que arrancará em 2016 e que terá um custo total de €60 milhões.
O edifício chama-se HoHo, será construído na zona de Seestadt Aspern e terá apartamentos, restaurantes, um centro de bem-estar e outro de escritórios. Albergará também um hotel, avança o Treehugger.

Segundo a promotora do projecto, Caroline Palfy, da Kerbler, a madeira foi escolhida por motivos ambientais. “Acho importante que as pessoas pensem de forma diferente em 2015. Temos madeira, que é um material perfeito para construir edifícios – era usado há 200 anos e era perfeito. E continua a ser”, explicou Palfy.

Os arquitectos garantem que 76% do edifício utiliza madeira, o que ajudará a evitar a emissão de 2.800 toneladas de CO2 para a atmosfera, quando comparado com uma estrutura idêntica construída em cimento.

Ainda assim, as notícias da construção do HoHo já chegaram aos bombeiros de Viena, que se mostraram preocupados com a estrutura de madeira. “O problema é que todos querem construir edifícios cada vez mais altos. Um edifício de 84 metros não é normal na Europa e há muitas necessidades que temos de acautelar”, explicou Christian Wegner, porta-voz dos bombeiros. “Ficámos chateados porque é um bocado maluco apresentar a ideia e não a discutir com ninguém”.

Outros dos arranha-céus recentemente aprovados para Viena já foram criticados por políticos, que têm descrito a sua altura como “exorbitante”. “Eles têm de promover testes especiais sobre a combinação correcta de cimento e madeira. E temos de desenvolver um sistema anti-incêndio mais seguro”, concluiu Christian Wegner.

0 comentários: