Europa: Descoberta nova espécie de cogumelos que se parece com um homem (c/fotos)





Em 2000, o britânico Jonathan Revett reparou num tipo de cogumelo nunca antes visto, ao lado de uma estrada em Cockley Cley, Norfolk.
O cogumelo parecia-se a um homem – cabeça, braços e pernas – mas foi considerado, à época, como um cogumelo estrela-do-mar, muito comum nesta região britânica.

“É estranho que a sua forma parece com que tenham cabeça e braços. Foi isso que me levou a prestar-lhe atenção”, explicou Revett ao Daily Mail. O britânico, um interessado pelo estudo dos fungos, não desarmou e enviou um cogumelo para ser testado em Espanha. Quinze anos depois, a resposta chegou e é positiva: a espécie é nova e foi chamada geastrum britannicum.

Revett, responsável pelo site fenfungi.com, explica que enviou o cogumelo para Kew Gardens, entidade especialista em biologia, mas não acreditou na resposta inicial que recebeu. “Normalmente não questiono os especialistas, mas sabia que estes cogumelos eram diferentes. Volto ao local todos os anos e eles continuam ali”, continuou.

Desde que Revett descobriu a nova espécie, outras três foram recolhidas no local. “Isto é algo fascinante. Não se tratam apenas de novas espécies de Norfolk, mas novas espécies mundiais”, explicou Carl Chapman, da Wildlife Tours and Education.


0 comentários: