Mundo: Polícia recupera 3 toneladas de gatos a caminho de restaurante no Vietname





Um camião com milhares de gatos foi apreendido pela polícia, no Vietname, quando transportava os animais da China para Quang Ninh, naquele país.
Os gatos, que tinham um peso total de três toneladas, seriam vendidos para particulares ou restaurantes, para serem comidos.

Segundo a imprensa britânica, o gato – ou pequeno tigre, como lhe chamam – é um petisco cada vez mais popular no sudeste asiático, ainda que seja oficialmente proibido em países como o Vietname.

Apesar de tudo, o prato ainda pode ser encontrado em dezenas de restaurantes – este camião, que foi mandado parar em Hanói, a capital do Vietname, serviria estes interesses. Para além da China, muitos gatos são importados de lugares como Tailândia ou Laos, onde não são muito apreciados.

Os gatos estavam fechados em jaulas de bambu, com pouquíssimo espaço para se mexerem. Segundo um porta-voz da polícia de Dong Da, a lei vietnamita ordena a destruição de todo o material que seja contrabandeado – no entanto, este caso é especial. “Ainda não decidimos o que fazer. É uma grande quantidade de animais”, revelou o responsável.

As fotos dos animais já circulam nas redes sociais. Há muito que o Vietname baniu o consumo de gato, para encorajar os seus cidadãos a os considerarem animais de estimação mas também para manter a população de ratos das cidades sob controlo.


0 comentários: