Mundo: 10 coisas que podem não existir em 2020





Cinco anos podem parecer pouco relevantes no que toca a mudanças estruturais na vida de uma pessoa – mudanças externas, leia-se –, mas o Mashable não é dessa opinião e elaborou uma lista de objectos do dia-a-dia, animais ou até locais que, eventualmente, poderão não existir em 2020.


É claro que este é um puro processo de futurismo. Ainda assim, demonstra que o mundo nem sempre muda para melhor.

1.Chocolate

A combinação entre o incessável apetite humano pelo chocolate e o tempo seco na Costa do Marfim e Gana deverão levar a uma escassez de cacau. E sem ele não existe chocolate.

2.Elefantes africanos

Em 2013, mais de 35.000 elefantes foram mortos por caçadores furtivos, por causa do seu marfim. Se a caça furtiva não foi reduzida drasticamente, em 2020 não existirão elefantes em África.

3.Glaciares do Andes

Muitos dos glaciares continuarão a existir dentro de cinco anos. No entanto, algumas destas formações nas montanhas dos Andes, no Peru, já estarão derretidas.

4.Livros de cheques

Há muito que a morte dos livros de cheques está anunciada, até agora exageradamente, mas as opções digitais de pagamento deverão ser demasiado interessantes para que estes papeis sobrevivam.

5.Shishmaref, Alaska, Estados Unidos

Esta pequena cidade no Árctico é a prova de que as alterações climáticas não são coisas de cientistas alarmistas. Em poucos anos, ela vai desaparecer.

6.Hélio

São más notícias para quem gosta de falar com voz fininha – ainda que temporariamente. As reservas de hélio norte-americanas poderão não durar para lá de 2018.

7.Rinocerontes sul-africanos

É um problema idêntico ao dos elefantes africanos: também os rinocerontes sul-africanos são caçados violentamente e, se assim continuarem, estarão extintos antes de 2020.

8.Whisky

A produção de whisky vai decrescer bastante nos próximos anos. Segundo a revista Esquire, “não será nada fácil ou barato encontrar whisky nos próximos cinco anos”.

9.CD

Muitos distribuidores musicais estão rapidamente a trocar os CD por serviços de streaming ou iTunes. Há quem preveja que a partir de 2016 os CD deixarão de ser produzidos.

10.Telescópio espacial Hubble

A funcionar desde 1990, este telescópio tem um tempo médio de vida de 30 anos – ou seja, até 2020.

0 comentários: