Vila Verde: CLAS de Vila Verde apresenta Relatório de Atividades do CLDS Viver+ e o Projeto Dar e Receber




O Conselho Local de Ação Social de Vila Verde (CLASVV) teve ontem, dia 13 de janeiro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a sua primeira reunião do ano de 2015 para apresentar o Relatório de Atividades do CLDS Viver+ referente 2º semestre do ano anterior.
A referida apresentação consistiu na identificação das principais ações realizadas enquadradas nos seus eixos estratégicos de intervenção.

A Coordenadora do Projeto, Dra Susana Silva, agradeceu o envolvimento de todos os parceiros, fazendo um balanço positivo deste segundo semestre de 2014 e salientou que todos os objetivos traçados para este semestre foram amplamente alcançados, sendo mesmo realizadas, a convite de parceiros locais, outras atividades que não estavam previstas no Plano de Ação. 

Ao longo do último semestre foram realizadas nove ações no Eixo I – Emprego, Formação e Qualificação; quatro ações no Eixo 2 – Intervenção Familiar e Parental, preventiva de pobreza; e duas ações no Eixo 3 – Capacitação da Comunidade e das Instituições. 

Durante o ano de 2014, o CLDS Viver+, contou com a participação direta de cerca de 2200 pessoas de diversas faixas etárias que participaram nas inúmeras atividades desenvolvidas. Dentro destas atividades foram salientados os grupos de intervenção em várias áreas de vida, o atendimento descentralizado, as sessões de (in)formação e os diversos workshops temáticos. 

A reunião serviu ainda, entre outros assuntos, para apresentar o Projeto Dar e Receber e o seu portal web, uma iniciativa da Associação Entrajuda e da Cáritas Portuguesa, pela voz de duas técnicas destas instituições.

O Projeto Dar e Receber procura facilitar o encontro entre quem quer dar bens e serviços e quem mais precisa de os receber, incentivando a participação de toda a sociedade civil. Neste sentido e face à pertinência social do Projeto, as responsáveis apelaram à participação de todos os atores sociais, quer de uma forma individual, quer de forma institucional, uma vez que esta plataforma está aberta a todos os cidadãos que reconheçam individualmente a sua responsabilidade social.

Nesta reunião esteve presente o Presidente do CLASVV, Dr. António Vilela, bem como a Vereadora da Educação, Cultura e Ação Social, Dr. Júlia Fernandes, que enalteceram a apresentação dos projetos e agradeceram a presença dos membros do Conselho.


0 comentários: