Vila Verde: Rota das Colheitas encerrou em grande com as atividades 'Vila Verde Capital no Chão' e dos 'Cantares ao Desafio'





O projecto “Na Rota das Colheitas”, dinamizado pelo Município de Vila Verde em articulação com as juntas de freguesia, associações, comércio local, clubes, empresas, particulares e muitos voluntários), encerrou em grande com o “Fim-de-Semana Gastronómico” em vários restaurantes do concelho e com um projecto de animação artística popular sob o tema genérico "Desafios- os seus Fundamentos!".
Em três, 28, 29 e 30 de Novembro, Vila Verde foi a capital nacional dos Cantares ao Desafio, vulgo Desgarradas e a Capital do Pica no Chão. O último dia, 30 de Novembro, destaque para a “Maratona de Cantares ao Desafio”, onde marcaram presença mais de três dezenas dos melhores cantadores/eiras ao desafio do País.

A Maratona de Cantares ao Desafio realizou-se no centro de Vila Verde, com mais três dezenas de intérpretes, considerados os melhores cantadores portugueses, oriundos não só da região do Minho, como de outras zonas do país, numa desgarrada a que assistem muitos vilaverdenses e forasteiros. Nesta jornada de cantares ao desafio, integrada na Rota das Colheitas de Vila Verde, foram homenageados publicamente os cantadores Cunha (de Aboim da Nóbrega) e Pêta (Manuel Alves). 

Os amantes dos cantares ao desafio participaram num Forum que decorreu no dia 29 de novembro, no auditório da EPATV, onde foi lançado o desafio de candidatar a Património Imaterial da Humanidade da Unesco os Cantares ao Desafio, indo ao encontro de iguais distinções para o Fado e o Cante Alentejano, projeto que foi acolhida com muito entusiasmo pelo Presidente da Câmara de Vila Verde, António Vilela, e pela vereadora da Cultura, Júlia Fernandes, que também marcaram presença neste evento.

Vila Verde acolheu os melhores cantadores portugueses

Os cantadores que participaram nesta maratona em Vila Verde foram: Jorge Loureiro (Barcelos), Moreira (Paredes), Irene Passos (Vila do Conde), Cristiana (Ponte da Barca), Irene (Gaia), Sara Cristina (Gaia), Carminda (Arcos de Valdevez); Fininho (Póvoa de Lanhoso), Adília (Arouca), Pedro Malheiro (Vila Verde) e Manuel Silva (Sampriz). Marcam ainda presença Naty Vieira – Filha (Póvoa de Lanhoso), Herculano Vieira – Pai (Póvoa de Lanhoso), Zé Caxadinha (Ponte de Lima), Soalheira (Famalicão), Peixoto (Braga), Lolita (Vila Verde), Cunha (Vila Verde), João Fernandes (Barcelos), Casimiro Fernandes (Vieira do Minho), Loureiro (Barcelos), Gomes (Ponte de Lima), Deolinda Passos (Vila do Conde) e Duarte (Póvoa de Lanhoso). Estão também a animar a festa Hélder Baptista (São Bento da Porta Aberta), Maria Celeste (Ponte da Barca), Pêta (Vila Verde), Jorge Loureiro (Barcelos), Ruizinho (Penacova), Sameiro (Braga), Preguinho (Ponte de Lima), Marinho (Ponte da Barca), Sargaceira (Arcos de Valdevez), Ângelo Veloso (Cabanelas – Vila Verde), Henrique (Lindoso) e Aguiar (Barcelos).

Fonte C.M.V.V.

0 comentários: