Vila Verde: Câmara enaltece a inclusão da EN101 entre os projetos e investimentos de Médio Prazo do Governo






A Câmara Municipal de Vila Verde aprova e enaltece a inclusão da EN101 em Vila Verde entre os projectos de investimentos no Plano de Proximidade de Médio Prazo lançado pelas Estradas de Portugal.
O Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, não esconde a sua satisfação pela inclusão da Beneficiação da E.N. 101- em Vila Verde. Dr. António Vilela, afirma “é com enorme agrado e satisfação, que verificamos que esta via de vital importância para o nosso concelho, está incluída e agendada para 201,5 neste plano agora apresentado com o qual nos congratulamos.”
No dizer do Edil, “este plano de proximidade de médio prazo, vem confirmar o estudo realizado pelo ex-INIR, em 2011, que considerava a intervenção na EN 101 como prioritária e absoluta, incluindo-a no nível de serviço D e, em alguns sítios, ia mesmo mais longe, colocando esta artéria num nível de serviço E, sendo esta via inquestionavelmente, um investimento prioritário”.

Entretanto, aduz o Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, “a população do concelho de Vila Verde, tem crescido e assiste-se actualmente a um incremento das atividades industrial e comercial, assim como dos serviços, no concelho, nomeadamente nas áreas de acolhimento empresarial, em particular no Parque Industrial de Gême, pelo que, continuaremos a lutar para que a inclusão da Variante à sede do concelho de Vila Verde seja, inquestionavelmente, um investimento prioritário a considerar nos próximos investimentos do Governo.”  

O Dr. António Vilela enfatiza ainda a circunstância da Variante a Vila Verde apresentar um potencial elevado de captação de tráfego no que se prende com a movimentação de mercadorias e de passageiros, potenciando a melhoria da ligação, hoje manifestamente insuficiente ao parque Industrial de Gême, assim como às zonas de acolhimento empresarial da Vila de Prado, de Soutelo e do Vale do Homem.

No dizer do Presidente da Edilidade, “ a construção da Variante a Vila Verde, potenciava a diminuição da elevada taxa de sinistralidade, superando claramente o indicador de gravidade na travessia urbana, tal como a circunstância de a mesma ser entrecortada por numerosas vias secundárias e de se verificar um forte congestionamento de tráfego, nos acessos à sede concelhia e, no sentido inverso, à cidade de Braga, principalmente para os veículos de grandes dimensões.”

O Edil afirma mesmo “ que usará de todos os meios ao seu alcance, e tudo fará para que a Variante à sede do concelho, infra-estrutura de vital importância para o seu desenvolvimento, seja uma realidade.”

0 comentários: