Vila Verde: Água e saneamento com novo regulamento






A Câmara Municipal de Vila Verde procede hoje, em reunião do executivo, à apreciação e votação do novo Regulamento Municipal dos Serviços de Abastecimento Público de Água, de Saneamento de Águas Residuais Urbanas e de Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos.

Com a aprovação deste regulamento o município além de o adaptar às novas regras legais, “procura garantir a sustentabilidade do sistema e assegurar preços dos serviços que geram atractividade do território, mantendo um tarifário apelativo para captar pessoas e investimentos”, refere a autarquia em comunicado, acrescentando que se trata ainda “de um regulamento amigo das pessoas e famílias” uma vez que introduz tarifas especiais para famílias carenciadas e agregados familiares numerosos.
O presidente da câmara considera que esta é uma proposta que reflecte respons abilidade social deste executivo. “Com este regulamento alargamos os tarifários e taxas de ligação de ramais para os agregados familiares mais desfavorecidos e carenciados do concelho, assim como para as IPSS. Para além disso este é um regulamento que adequa o actualmente em vigor às modificações entretanto inseridas pela legislação nacional”, especifica o edil vilaverdense.
António Vilela realça ainda que as principais medidas sociais com a implementação deste novo regulamento, “os agregados familiares cujo rendimento per capita seja igual ou inferior a metade do salário mínimo nacional ficam isentos do pagamento das tarifas de ligação e de execução de ramais de água e saneamento. Para além disso, para estas famílias e dependendo da dimensão do agregado familiar, passam a existir consumos gratuitos de água até aos 12m3 mensais.

Fonte Correio do Minho

0 comentários: