Mundo: Cientistas indonésios estão a desenvolver uma pilula anticoncepcional masculina





Uma equipa de investigadores da Universidade Airlangga, na Indonésia, está a desenvolver uma pilula anticoncepcional masculina a partir de extractos da planta Justicia gendarussa.
Embora ainda estejam a decorrer os testes clínicos, os cientistas garantem que a pílula é 99% eficaz.
Há muito que os homens das tribos da ilha de Papua-Nova Guiné utilizam o chá da Justicia gendarussa para evitar gravidezes, mas só agora é que a planta está a ser testada numa amostra mais ampla da população. Os testes clínicos estão a ser conduzidos por uma equipa de cientistas da Universidade Airlangga e do Quadro Coordenador de Planeamento Familiar Nacional.
A ingestão de extractos da planta permite interromper uma enzima que está presente na cabeça do espermatozóide, o que enfraquece a capacidade do esperma penetrar o óvulo. Os efeitos produzidos são reversíveis e a curto-prazo, sem qualquer impacto nas hormonas masculinas, escreve o Inhabitat.
Há muito que se fala de uma pílula anticoncepcional masculina, mas só agora é que estão a ser conduzidos os primeiros testes clínicos antes de lançar o comprimido para o mercado. Os investigadores indonésios acreditam que esta pílula produzida a partir da Justicia gendarussa pode estar no mercado indonésio já em 2016. Porém, poderá levar mais tempo até que o novo método chegue ao mercado internacional. Tudo dependerá se o medicamento cumprir ou não os protocolos internacionais médicos.

0 comentários: