Minho: Priscos recria Maior do Presépio Vivo da Europa (c/vídeo)






Há nove anos, que a Paróquia de São Tiago de Priscos, da Arquidiocese de Braga organiza um Presépio ao Vivo.
Com o principal objectivo de centrar o natal dos portugueses na figura do menino de Belém. Dia 21 de Dezembro, às 10h30 será a inauguração pelo Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga com a presença do Presidente do Município de Braga Dr. Ricardo Rio e várias personalidades da cidade e distrito de Braga. Num espaço com cerca de 30.000 m2, com mais de 90 cenários e 600 figurantes entre os meses de vida e 86 anos pretende chegar a todos pelos cheiros, pelos sabores, pelos olhares e pela imaginação.... A entrada é gratuita.
O Presépio ao vivo de Priscos não pode limitar-se a critérios artísticos fixos, antes, pela sua universalidade e simbolismo, esforça-se por aceitar inovações que possam atualizar o mistério antigo e sempre novo do nascimento de Jesus. O que aconteceu há dois mil anos, acontece hoje: crianças que nascem na maior pobreza, pastores beneméritos que as acolhem, governantes que preferem eliminar os não desejados, famílias obrigadas a emigrar à procura de melhores condições, estrangeiros que acolhem… a história do Natal de Jesus é sempre atual. É essa a história que o presépio ao vivo de Priscos quer dar a conhecer a quem o visita... Atualizar os relatos do Nascimento de Cristo faz-nos tomar consciência de que Jesus continua a incarnar ao nosso lado e espera o nosso apoio.

Recriação ao vivo dos antigos ofícios; os ferreiros a forjarem e temperar o ferro; o sapateiro a concertar sandálias rompidas; os serradores que cortam lenha; os camponeses a organizarem as ferramentas de trabalho; tecedeira no tear a jogar fios de lã; o oleiro a moldar o barro; a padeira a amassar a farinha; os pastores a cuidarem dos rebanhos; o rabino a cantar salmos na sinagoga; os senadores a discutirem as suas riquezas; os ladrões a fazerem das suas habilidades no mercado; as vendedoras de sementes, legumes, plantas e peixe a ganharem as suas vidas e a família de Nazaré a ser família diante das sombras do seu tempo...

Como grande novidade da IX edição do Presépio ao Vivo de Priscos são as catacumbas. São um monumento evocativo aos cristãos perseguidos por todo o mundo. As catacumbas serviram de local de sepultamento para os cristãos de Roma, antes do Édito de Milão (313 d.C.), também referenciado como Édito da Tolerância. Numa época de perseguição crescente aos cristãos, queremos aprimorar o direito humano da liberdade de religião e denunciar a perseguição contra os cristãos na Europa e em todo o mundo. As causas desta grande perseguição atualmente são muito diferentes. E é difícil precisar uma só. É necessário observar a complexidade do momento que o mundo vive para poder responder. A perseguição aos cristãos ocorre quando: lhes são negados os direitos à liberdade religiosa; a conversão ao cristianismo é proibida por conta de ameaças vindas do governo ou de grupos extremistas; são forçados a deixar as suas casas ou empregos por medo; são agredidos fisicamente ou mortos por causa de sua fé; são presos, interrogados e, por diversas vezes, torturados por se recusarem a negar Jesus. Hoje há mais testemunhas, mais mártires na Igreja do que nos primeiros séculos.

Uma outra novidade é um conjunto de casas construídas com a ajuda dos reclusos do Estabelecimento Prisional e Regional de Braga esta iniciativa enquadra-se no anteprojeto MAIS NATAL - PRISCOS, vencedor do orçamento participativo de 2015 do Município Braga. Este projeto incide sobre a dignificação e humanização dos reclusos visando a reinserção social, designadamente através do trabalho e da interação com a comunidade de Priscos. O que se pretende é que através do trabalho o recluso tenha uma atividade, e, acima de tudo, saia da prisão consciente de que não quer voltar. Dar trabalho a presos é essencial para reduzir a reincidência no crime. O hábito ao trabalho traz novas perspectivas e expectativas para o recluso, que pode vislumbrar uma nova forma de relacionamento com a sociedade. Isto pode evitar menos vitimas de crimes e aumentar os níveis de segurança pública.

Este ano pela primeira vez o presépio terá a participação de uma muçulmana Sámia Issufo Sulemane como figurante. Irá ser curandeira num dos cenários. Ela é Natural de Vilânculos, província de Inhambane, Moçambique. É médica de clínica geral e em pós-graduada em Psiquiatria e Saúde Mental. A organização do Presépio ao vivo de Priscos con gratula-se com  este “fruto positivo” nascido com a “Aldeia das Religiões” realizada em 2012, no âmbito da Capital Europeia da Juventude. O diálogo entre cristãos e muçulmanos vivido nesse evento tem produzido ao longo dos anos, um “melhor entendimento e conhecimento mútuo”.

Para o enriquecimento do presépio este ano foram estabelecidas parcerias com o Regimento de Cavalaria N.º 6 através do fornecimento tendas para o acampamento militar do presépio; com Agrupamento de Escolas Trigal de Santa Maria para a animação artística do evento nas várias sessões e com o Externato Infante D. Henrique na “Tenda solidária” que recolhe fundos para a construção de um poço de água no norte de Moçambique.
- Presépio ao Vivo dias e horários:
-        dia 21 de Dezembro inauguração pelas 10h30 às 12h00
          e das das 15h00 às 19h00.
-        dia 25 de Dezembro das 15h00 às 18h00
-        dia 26 de Dezembro das 14h30 às 17h00
-        dia 27 de Dezembro das 20h00 às 23h00
-        dia 28 de Dezembro das 14h30 às 18h00
-        dia 01 de Janeiro das 15h00 às 18h00
-        dia 03 de Janeiro das 20h00 às 23h00
-        dia 04 de Janeiro das 14h30 às 18h00
-        dia 10 de Janeiro das 20h00 às 23h00
-        dia 11 de Janeiro das 14h30 às 18h00

Programas especiais para crianças, jovens e idosos: Este ano pretendemos realizar uma formação para catequistas e animadores de grupos de jovens, no dia 27 de Dezembro, sábado, às 15h00, no recinto do presépio, para que os catequistas e animadores de Jovens possam proporcionar aos seus grupos de catequese e jovens uma visita guiada aos diversos cenários do presépio. Os grupos de catequese e de jovens terão um programa especial, com entrada gratuita para visitar o presépio nos seguintes dias: dia 27 de Dezembro das 20h00 às 23h00, dia 03 de Janeiro das 20h00 às 23h00 e dia 10 de Janeiro das 20h00 às 23h00. No dia 21 de Dezembro, às 10h30, proporcionaremos a todos os membros dos conselhos económicos e direções de Centros socais visita ao nosso presépio. No dia 26 de Dezembro das 14h30 às 17h00 proporcionaremos a todos as crianças de jardins de infância e a idosos de lares e centros de dias.
O Presépio ao Vivo de Priscos é uma viagem ao tempo de Jesus para compreender mais do que olhar. É um a amassar o presente mais do que recordar um passado. É deixar o divino nos tornar grávidos d’Ele como se tudo voltasse a ser como dantes…

O desejo profundo de cada uma das edições do Presépio ao vivo de Priscos é reduzir ou eliminar aquelas distâncias que representam uma real ameaça para o isolamento e solidão de cada membro da nossa comunidade paroquial. Sendo assim, objetivo principal é criar uma corrente de “relações” que levem à comunhão entre todos. Se em cada edição atingirmos uma pessoa, uma que seja, lhe trouxermos qualquer ajuda, nem que seja por um momento, considero que atingimos a essência dos objetivo…

A ambição em cada uma das edições deste evento, não é ter mais figurantes, mais cenários ou mais visitantes mas proporcionar o encontro entre pessoas que sejam capazes de adotar o estilo de vida de Jesus buscando uma comunhão de vida que saiba unir a experiência de Deus e a fadiga da história, as coisas do céu e a paixão pela terra. A missão realiza-se, transmitindo a todos esse 'desejo de comunhão', de forma autêntica, gratuita e fiel.
No Presépio ao vivo de Priscos há uma viagem que se faz mais a andar por dentro, do que a caminhar por fora. Há rostos de gente que amassa a vida num grito de Natal, que só se ouve comendo silêncio, mastigando esperança e dando a comer sorrisos. É um grito que quer ouvir o grito das vozes caladas, para fazer a guerra dos não violentos, que se chama solidariedade e fraternidade... Foi para isso, que Deus nasceu, para ensinar cada um de nós a olhar para o outro não como um estrangeiro, mas como um irmão…

Este presépio feito de pessoas. Pessoas com histórias não muito distantes das histórias de qualquer um de nós. É um presépio a pensar em todos tendo como grande preocupação não deixar ninguém de fora... foi assim que ele nasceu... As construções são feitas com paixão e inteligência pelos habitantes de Priscos que oferecem o seu tempo, habilidades e competências para reviver o evento que mudou a história do mundo.



Vídeo da reportagem TVI sobre o Presépio de Priscos em 2012:

0 comentários: