Minho: Cyberbullying ganha terreno nas escolas de Braga e Vila Verde





O número de casos de violência psicológica tem vindo a aumentar nas escolas dos concelhos de Braga e Vila Verde.
Os dados são do programa Escola Segura, da Guarda Nacional Republicana.
“O aumento da violência verifica-se mais a nível psicológico do que físico, através do chamado fenómeno de cyberbullying”, referiu ontem o cabo Miguel Lomba, um dos oradores convidados da primeira acção do ‘Projecto Família’, promovido pelo Serviço de Psicologia e Orientação da Escola Secundária de Vila Verde, em articulação com as respectivas equipas do projecto de Promoção e Educação para a Saúde.

O responsável da GNR reconhece a dificuldade de acção neste tipo de casos, “já que a denúncia é menor, sendo mais difícil de detectar”. Por isso, a aposta na sensibilização é actualmente a melhor ‘arma’ contra o fenómeno. O responsável do programa ‘Escola Segura’ diz que os casos chegam ao conhecimento da GNR sobretudo no decurso das acções de sensibilização. &ld quo;No final das palestras os alunos acabam por vir ter connosco”, comenta o cabo Miguel Lomba.

Os casos reportam-se especialmente a alunos “a partir do7.º ano de escolaridade”, prossegue.
Aos pais e professores presentes nesta acção, o cabo frisou a importância de conversar com os alunos/filhos, e de estarem atentos aos sinais. “Logo que percebam algum sinal devem denunciar o caso. Esta é a única forma de parar este flagelo”, prossegue o responsável da GNR.
A presidente da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) do concelho de Vila Verde, Ana Cristina, outro dos oradores desta acção de sensibilização, revelou que a comissão registou um grande incremento nos processo relativos à violência doméstica, fenómeno que afecta, directa e indirectamente, as crianças envolvidas que, segundo a responsável, “deixa também muitas sequelas. Em termos concelhios, a CPCP registou 125 processos activos dos 170 processos instaurados relativos ao ano que está a findar.

Fonte Correio do Minho por Paula Maia

0 comentários: