Vila Verde: Cerimónia Solene do 159.º Aniversário da Fundação do Concelho (c/fotos)



Foi com grande emoção que se realizou, dia 24 de outubro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a cerimónia solene comemorativa do 159.º aniversário da fundação do concelho de Vila Verde

A cerimónia, iniciou com uma animação musical a cargo da Academia de Música de Vila Verde, e com a apresentação da edição n.º 9 do Boletim Cultural de Vila Verde, pelo Prof. Doutor Aurélio Oliveira.
O grande momento da noite deu-se quando o Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, apresentou a publicação intitulada “Autarcas 2009-2013 - Presidentes de Junta de Freguesia”, uma edição dedicada aos Presidentes de Juntas, onde relata e descreve os testemunhos dos mesmos, enquanto autarcas. Esta ediçãoé o testemunho do excelente trabalho desenvolvido pelos autarcas das então 58 freguesias do concelho de Vila Verde, no desenvolvimento de uma insubstituível política de proximidade propiciadora do bem-estar das populações.
A noite culminou com a homenagem às seguintes personalidades:
- Ao jovem futebolista Vilaverdense Tiago Sá, escolhido para integrar o plantel da seleção nacional de futebol que participou com distinção no Campeonato da Europa sub-19 e se sagrou vice-campeão europeu.
- Ao canoísta Vilaverdense Helder Silva tanto ao serviço do Clube Náutico de Prado como da selecção portuguesa de canoagem, campeão Nacional Absoluto desde 2004 em C1/200m. Destacou-se no presente ano, pela conquista da medalha de bronze no campeonato europeu da modalidade.
- Ao bombeiro António Pedro Martins que, no dia 28 de outubro de 2013, deu inexcedíveis provas de coragem e de sentido de solidariedade e entreajuda ao utilizar a sua viatura particular para imobilizar um veículo que deslizava desgovernadamente, sem condutor e com uma criança de seis anos de idade no seu interior.
- A Óscar Brito, funcionário ao serviço do Clube Náutico de Prado que protagonizou, no pretérito dia 12 de junho, um ato de grande coragem e determinação ao salvar das águas do rio Cávado três jovens que se encontravam em risco de vida.
- A Francisco Azevedo, um praticante de atletismo da Vila de Prado que completou 50 anos de carreira, pelo seu contributo em prol do desporto e pela sua carreira desportiva no atletismo.
- À ADERE-Minho – entidade que promove o artesanato.






0 comentários: