Pico de Regalados: Feiras Novas do Pico procuram um revalorização das Tradições Rurais




As centenárias Feiras Novas de Pico de Regalados, Vila Verde, vão acontecer este fim-de-semana, 24 a 26 de Outubro, com uma nova abordagem que pretende relembrar a essência desta iniciativa: revalorizar o mundo rural e a tradição.


Afamadas, as Feiras Novas de Pico de Regalados todos os anos atraem pessoas dos meios rurais ou que sintam fascinação pelo meio. A Gastronomia, os espaços de venda ambulante, os espetáculos musicais tradicionais e as iniciativas paralelas que vão acontecendo, fazem com que durante dois dias e três noites, o largo da feira e o pavilhão multiusos da freguesia se encham de animação, tornando-se epicentro da região.

Este ano, o cartaz apresenta novidades que pretendem reavivar o verdadeiro espírito das Feiras Novas de Pico de Regalados. A organização, da associação Cultural, Desportiva e de Solidariedade Social de Pico de Regalados, da AMUTER (Associação dos Amigos do Museu de Terras de Regalados) e da Junta de União de Freguesias de Pico, Godiães e Mós, explicam esta alteração, na pessoa do presidente da junta, César Cerqueira.

“Estas feiras centenárias têm por atividade principal o comércio livre de bens agrícolas e animais. Pretende-se valorizar de novo essa característica mas no sentido da tradição e da ruralidade”, esclareceu o autarca. As estreias indicam essa vontade, com uma forte componente lúdica e também social.

Na noite de sexta acontece a primeira estreia, ‘O Pão e o Vinho, da Colheita à mesa’ será uma dinâmica cénica que vai explicar as diferentes transformações das matérias-primas, o milho e a uva, em alimento. Segue-se um magusto “cujo objetivo é fomentar o convívio na população e nos visitantes”, para encerrar os primeiros momentos com um after party, fixando assim a camada jovem.
As outras novidades passam pelo Desfile de Coches e o Passeio de Motorizadas, a realizar no domingo. De resto mantém-se a corrida de cavalos passo travado, numa das freguesias onde esta modalidade tem mais força, a venda de bens e de animais, as tasquinhas no pavilhão, com petiscos e vinho novo, e a animação musical com ênfase para os cantares ao desafio.

César Cerqueira destacou ainda a iniciativa das coletividades locais, desde as sociais às desportivas, que vão marcar presença na feira vendendo um produto confecionado por si e cujas receitas vão reverter para a organização desta atividade: sopas, bolos caseiros, caipirinhas,…

O programa completo, arranca na sexta às 20:00 com a dinâmica ‘O Pão e o Vinho, da Colheita à Mesa’, o magusto com convívio e animação e o after party. No sábado começam as feiras novas, a demonstração de treino com cães de caça, e de tarde, a partir das 15:00 começa a corrida de cavalos passo travado, os cantares ao desafio e o espetáculo musical do grupo Roconorte, terminando com o after party. O domingo é o dia maior. Às 10:00 as Feiras Novas e a Concentração e Passeio de Motorizadas. Uma hora mais tarde, o pavilhão multiusos ao lado do campo da feira, recebe a missa campal. De tarde, a partir das 14:30, acontece o desfile de coches e às 15:00, o Encontro de Folclore.


0 comentários: