Vila Verde: Vereadores do PS entregaram 77 propostas para o Plano e Orçamento da Câmara Municipal de Vila Verde


Como contributo para o Plano e Orçamento em elaboração mantendo o horizonte temporal de 4 anos, os Vereadores do Partido Socialista de Vila Verde entregaram na passada sexta-feira, 77 propostas ao Presidente de Câmara, propostas essas com uma abrangência total do território concelhio.


Atendendo à difícil situação financeira em que o Município de Vila Verde se encontra por culpa dos anos e anos de despesismo inconsequente da gestão autárquica PSD, o documento apresentado pelos Vereadores do PS inclui um capítulo com propostas através das quais se podem conseguir importantes poupanças para os cofres do município. Para conseguir essa poupança os eleitos do PD propõem:
- Redução das verbas gastas com as diversas Consultadorias Externas;
- Redução do número de avenças e renegociação das consideradas necessárias para o desempenho dos serviços da Câmara Municipal;
- Renegociação dos contratos existentes entre a Câmara Municipal e entidades externas, por forma a alcançar poupanças;
- Redução dos gastos afetos a eventos comemorativos e/ou festivos;
- Implementação de um sistema de monitorização e controlo dos consumos dos diversos sectores/serviços municipais; e
- Introdução de alterações processuais nos procedimentos de Ajuste Direto por forma potenciar mais poder negocial por parte da Câmara Municipal e, com isso, obter poupanças.

Antes de entrar nas propostas para cada área de atuação da Câmara Municipal, os Vereadores do PS fizeram, ainda, uma reflexão sobre a orientação política que tem norteado o trabalho do Presidente de Câmara e dos Vereadores do PSD, e concluem que, de uma vez por todas, se deve dar a primazia aos interesses coletivos dos Vilaverdenses, abandonando em definitivo o despesismo estéril e não cometendo erros como os verificados no dossier da PROVIVER, do estacionamento pago, da Escola Profissional Amar Terra Verde ou do contrato com o consórcio Ecorede/Redeambiente, por exemplo.

Nessa mesma reflexão, os vereadores do PS alertam para a premente necessidade de dotar as Juntas de Freguesia com os meios financeiros necessários para levar a cabo as suas competências que, neste mandato, foram muito alargadas mas sem o respetivo aumento de verbas.

O documento apresentado pelos Vereadores do PS é objetivo, concretizável e abrange todas as áreas da atuação do município, tais como  a Educação, a Cultura, Desposto, Lazer e Tempos Livres, a Ação Social, a Habitação, Urbanismo e Urbanização, o Saneamento e Salubridade, a Proteção Civil, o Turismo, a Industria, o Comércio e Agricultura, as Instalações/Serviços Municipais, Comunicações e Transportes e, por fim, a Preservação Ambiental.

De entre as mais de sete dezenas de propostas, destaca-se, por exemplo:
● Construção de uma extensão da Biblioteca Professor Machado Vilela, de dignidade semelhante, no centro urbano da Vila de Prado.
● Construção e dinamização de um Museu Agrícola na U.F. da Ribeira do Neiva.
● Recuperação da casa onde residiu Sá de Miranda, na U.F. da Ribeira do Neiva.
● Construção do complexo desportivo da Ribeira do Neiva com piso de relva sintética;
● Instalação do piso de relva sintética no complexo desportivo do Pico de Regalados.
● Construção de uma ciclovia e circuitos pedestres ao longo das zonas ribeirinhas.
● Construção de um Centro de Educação Ambiental que aproveite as potencialidades endógenas da zona Norte do concelho.
● Apoiar a AHBV de Vila Verde para a abertura de um pólo na Vila de Prado, por forma a substituir a extinta Delegação da Cruz Vermelha e, dessa forma, servir melhor essa zona o Concelho.
● Requalificação paisagística e arbórea de toda a Vila de Prado
● Beneficiação de passeios e arborização na periferia do Centro Urbano de Vila Verde
● Criação de zona propícia à exploração de bares/esplanadas no Centro Urbano de Vila Verde
● Eliminação total da derrama sobre o IRC;
● Promoção de mini áreas empresariais/industriais em distintas zonas do Concelho, em especial na Ribeira do Neiva, aproveitando o facto de ser a zona do Concelho mais próxima do nó de ligação à autoestrada
● Construção de umas piscinas descobertas no Concelho de Vila Verde.
● Construção de instalações (ou adaptação de instalações já existentes) para o funcionamento de um mercado na sede do Concelho.
● Criação de uma variante que permita a ligação entre a Vila de Prado e a Zona Industrial de Oleiros, tendo como objetivos principais a ligação entre a ER 205 com a EN 101 – variante para Braga, retirando trânsito ao centro da Vila de Prado, a ligação entre a ER 205 e a EN 201, mas principalmente a criação de acessos rápidos e seguros à Zona Industrial de Oleiros encurtando tempos de percurso aos parques industriais de Soutelo, Gême e Vila de Prado.

Perante este documento, que contém 77 propostas objetivas,  abrangentes, realizáveis e pensadas tendo em conta os interesses dos Vilaverdenses, espera-se agora que António Vilela as saiba analisar, valorizar e incorporar no Plano e Orçamento que vai elaborar e apresentar em reunião de Câmara e Assembleia Municipal.

0 comentários: