Aprender a publicitar uma empresa na Internet e saber depois quem é que visita o seu site podem constituir-se como ferramentas cruciais para a potenciação de um negócio.
É com este mesmo objectivo que o Instituto Empresarial do Minho, sito em Soutelo, Vila Verde, está a dinamizar um ciclo de seminários potenciadores na área das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para os seus empreendedores incubados e não só.
O primeiro seminário realizou-se ontem, para ‘ensinar’ os empresários a publicitar os seus produtos eficazmente na Internet.
Filipe Cruz, da empresa Rumos, foi o orador deste seminário, onde apresentou duas grandes ferramentas que são parte integrante da oferta google: o Analytics e o AdWords. “O Google Analytics é um must do, é mesmo obrigatório.
No fundo é um código de controlo/acompanhamento de todos os visitantes e que mostra tudo o que toda a gente anda a fazer no meu site (as localidades dos meus visitantes, dados demográficos dos meus visitantes, tempos médios dos visitantes na minha página, quem está a aceder à minha informação, etc.)”.
“O Google AdWords é uma ferramenta que tem uma perspectiva mais comercial, cujo propósito é fazer com que haja links patrocinados onde vai haver alguma publicidade acerca do meu site/loja/negócio. No fundo é eu ter dentro da pesquisa normal google o meu link a oferecer o meu produto para que ele vá à minha loja comprar. É uma forma de marketing muito mais direccionada do que o convencional. É uma forma mais fácil de publicidade”, explicou o orador.
Filipe Cruz destaca, a propósito, que “há empresas em Portugal a gastar milhares de euros por mês em publicidade AdWords”. Na realidade, “hoje em dia quem não tem um site não é visível, aliás, nem sequer existe. Qualquer empresa tem que quer um site pois é extremamente importante ser visível na Internet. Em alguns negócios essa visibilidade torna-se mais complicada e o AdWords é uma ferramenta que ajuda precisamente a esse objectivo. Depois de alcançar essa visibilidade só é preciso controlá-la e acompanhar quem é que anda a visitar o site. Sabendo de quem se trata é muito mais fácil redireccionar a estratégia de marketing”.
Rui Fernandes, coordenador do IEMinho, refere que este ciclo de seminários tem como objectivo mor “potenciar junto das empresas o uso das TIC’s”. “No caso em concreto deste primeiro seminário, pretendemos potenciar precisamente as ferramentas que servem de base ao marketing digital junto das empresas”, indicou o responsável. “Muitas vezes partimos do princípio de que as empresas dominam estas áreas. Mas isso nem sempre é verdade. E existem ferramentas no mercado que têm grande potencial de inseminação e que ajudam ao desenvolvimento do marketing digital das empresas”.
Rui Fernandes sublinhou que a promoção de seminários, workshops e outras acções é uma das tarefas do IEMinho. “Isto porque a experiência diz-nos que o marketing numa start up pode ditar o sucesso ou insucesso do arranque dessa empresa.
E nós, além de workshops e seminários, também prestamos às empresas consultoria técnica especializada e individual na área de marketing - e de forma exclusiva para as nossas empresas que estão cá instaladas no centro de incubação”.
“É preciso publicar, é certo, mas no caso de uma empresa é preciso saber o que publicar através de todas as ferramentas que os operadores oferecem no mercado e mesmo que gratuitas há que saber como fazê-lo exactamente”, assinalou o coordenador do IEMinho. “As empresas têm é que perceber quais são as ferramentas que têm à disposição delas e qual é que se adapta ao seu core bussiness”.
Rui Fernandes assinalou, a propósito desta área, que “as nossas empresas apostam cada vez mais na sua internacionalização e uma forma de o fazerem é através do marketing digital”.
Fonte Correio do Minho por Marta Caldeira
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