Vila Verde: Vereadores do PS Vila Verde acompanham obras nas margens do Rio Homem


Os Vereadores do Partido Socialista na Câmara de Vila Verde procederam a uma visita à obra levada a cabo pela empresa Aguas do Noroeste, em curso nas margens do Rio Homem.


A obra em questão, que visa a colocação de colectores de saneamento na margem ribeirinha do Rio Homem, a escassos metros da Ponte Nova, Loureira, é vista como fundamental para resolver alguns dos problemas ambientais que assolam o Concelho de Vila Verde, no entanto, a forma como a mesma está a decorrer levanta algumas dúvidas.

Além de não existir qualquer cuidado com a vegetação ribeirinha, constata-se que é feita a drenagem das águas resultantes dos trabalhos diretamente para o Rio Homem, provocando o efeito de água turva no leito do rio, a que todos assistimos nos últimos dias.

O Município de Vila Verde enquanto responsável pelo território e maior interessado nesta obra, deveria ter agilizado com a empresa um calendário mais adequado à realização desta intervenção. Em plena época balnear, é notória a alteração à cor da água do Rio Homem, que se apresenta turva, afastando banhistas e provocando prejuízos no turismo local. Se a intervenção fosse feita no final de setembro, após a época balnear, o caudal do rio continuaria baixo, uma vez que não é ainda época normal de chuvas, e daí não decorreriam prejuízos para o turismo local, que muito espera das receitas da época balnear. 

Lamentamos ainda que o Presidente da Câmara e o Vereador do Ambiente não tenham informado o executivo camarário destas intervenções, em sede de reunião de câmara, optando pelo silêncio, numa tentativa de esconder aquilo que está a acontecer no Concelho de Vila Verde.

Os Vereadores do Partido Socialista continuam empenhados no desenvolvimento do concelho e no aumento dos padrões de vida de cada um dos habitantes de Vila Verde, pelo que acompanharão de perto esta e outras obras, procurando dessa forma minimizar eventuais danos ao ambiente e às margens ribeirinhas dos nossos rios.

0 comentários: