Vila Verde: Esclarecimento à População sobre o estado das águas das praias fluviais Mirante e Faial

Praia do Faial - Vila de Prado

Deixamos abaixo o esclarecimento à População por parte do Município de Vila Verde sobre o estado das águas das praias fluviais Mirante e Faial:


INFORMAÇÃO À POPULAÇÃO

Após as diversas notícias que têm surgido relativamente à prática balnear nas zonas de lazer do Concelho de Vila Verde na margem do Rio Cávado, designadamente Mirante e Faial, esclarece-se o seguinte:

- A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte) são as únicas entidades responsáveis pela monitorização da qualidade das águas balneares.

- De acordo com os resultados obtidos das análises efetuadas semanalmente pela APA na Praia Fluvial do Faial, e conforme documento em anexo, a qualidade da água nesta praia encontra-se em condições para a prática balnear. No corrente ano são conhecidos os resultados das análises das colheitas realizadas nos dias 3, 17 e 25 de Junho e 1, 8, 15 e 22 de Julho de 2014. Todas as análises revelaram que as águas se encontram dentro dos parâmetros normais para a prática balnear.

- Recentemente a ARS-Norte através da monotorização que faz das águas dos Rios Homem e Cávado fez chegar ao Município de Vila Verde a informação de que foi detetada a presença de salmonelas nas águas da zona de Lazer Mirante em Soutelo e na Praia Fluvial do Faial, na Vila de Prado. 

- Na sequência desta informação a Camara Municipal de imediato reforçou os seus pontos de recolha de amostras de água nos referidos locais para aferir com rigor a situação. Assim, a monitorização da qualidade será efetuada com maior regularidade o que permitirá detetar mais rapidamente qualquer anomalia e os eventuais focos de poluição. 

Recomenda-se, assim, a todos os veraneantes de acordo com a diretrizes da ARS-Norte, que enquanto não se verificarem novos dados relativos à qualidade da água que não usem estas áreas para banhos.

Desconhecendo-se de momento qual a origem do problema, tudo será feito para que o mais breve possível a situação seja normalizada. Logo que isso aconteça será emitida uma informação oficial.



0 comentários: