Vila Verde: CLASVV reuniu e aprovou a realização de um fórum para definir Plano de Desenvolvimento Social


O Conselho Local de Ação Social de Vila Verde (CLASVV) reuniu ontem, 17 de julho, no Salão Nobre da Biblioteca Prof. Machado Vilela de Vila Verde, onde foi apresentado o Relatório de Atividades do Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDSVIVER+) e foi aprovada a metodologia a utilizar na elaboração do novo Diagnóstico Social e do Plano de Desenvolvimento Social (PDS) do Concelho. 

A metodologia aprovada pelo membros do CLASVV a utilizar na elaboração do novo Diagnóstico Social e PDS concelhios, consiste na realização de um Fórum para a Coesão Territorial que deverá ser realizado em setembro, em data a anunciar.
  
O Fórum terá por objetivo a auscultação dos parceiros do CLASVV e também dos diferentes atores locais com vista à reflexão sobre os problemas sociais emergentes e à definição de estratégias de intervenção, num processo que se quer dinâmico e integrado e que privilegie a participação e a articulação entre os atores e a eficiência e eficácia na aplicação dos recursos.  

Nesta reunião foi, ainda, apresentado o relatório de atividades do CDLSVIVER+, pela Coordenadora do Projeto, Doutora Susana Silva, do qual constam as atividades desenvolvidas durante o primeiro semestre do ano de 2014.  

Segundo a responsável do CLDSVIVER+, as atividades deste primeiro semestre de 2014 contaram com a participação direta de cerca de 1500 pessoas, tendo sido realizadas nove ações no Eixo I – Emprego, Formação e Qualificação, quatro ações no Eixo 2 – Intervenção Familiar e Parental, preventiva de pobreza, e duas ações no Eixo 3 – Capacitação da Comunidade e das Instituições. Foi apresentada cada uma das diversas atividades dando especial enfâse à criação dos Gabinetes descentralizados (em Ribeira do Neiva e Vade), ao Projeto Photovoice desenvolvido em parceria com a Universidade de Aveiro, bem como às iniciativas desenvolvidas no âmbito do voluntariado em parceria com os Agrupamentos de Escola, as Juntas de Freguesia e o Município de Vila Verde.

0 comentários: