Vila Verde: Município novamente indignado com a não inclusão da Variante à EN 101 nos projectos prioritários



A maioria social-democrata da Câmara Municipal de Vila Verde volta a repudiar a não inclusão da Variante à EN 101 – Variante a Vila Verde nos projetos prioritários contemplados no relatório final do Plano Estratégico de Transportes e Infraestuturas 3+ (PETI 3+), apresentado ontem por essa entidade.
Após não estar contemplada no relatório final do Grupo de Trabalho para as Infraestruturas de Elevado Valor Acrescentado (IEVA), apresentado em fevereiro último, o Município de Vila Verde voltou a reunir esforços com as entidades competentes, tentado consciencializar e demonstrar a necessidade crucial desta obra para o desenvolvimento do Concelho e da Região. Após ter sido descartada novamente, o executivo social-democrata vai agora mais longe, considerando mesmo uma fraude as análises elaboradas que premitiram a elaboração dos relatórios finais do IEVA e do PETI 3+, uma vez que um estudo realizado pelo Município com base nos critérios utilizados para a seriação dos 23 projetos rodoviários, coloca a variante à EN 101- variante a Vila Verde, como uma obra que obtêm elevada pontuação em todos os critérios, superando mesmo a maioria das obras consideradas.


O Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, não esconde a sua total insastifação e até indignação pelo facto do estudo ignorar a Variante à EN 101. Para o Edil, “não faz sentido estas duas entidades ignorarem logo em primeira instância um estudo realizado pelo Instituto de Infra-estruturas Rodoviárias (INIR), em junho de 2011, que considerava a intervenção na EN 101 como extremamente necessária e prioritária, uma vez que a incluiu no nível de serviço D, quando o Plano Rodoviário Nacional considera como nível de serviço mínimo para as Estradas Nacionais o nível C”. 

O edil Vilaverdense vai mais longe, “ é inadmissível que esses relatórios descrevam os critérios de seleção para os projetos rodoviários e após a análise de um breve estudo elaborado pelo Município demonstre que a Variante à EN 101 contempla todos esses critérios com elevada pontuação, superiorizando mesmo a maioria das obras contempladas”. Diz mesmo ser difícil de compreender a título de exemplo “como podem os relatórios finais o IEVA e do PETI 3+, descartar o projeto da variante a Vila Verde (tráfego estimado de 20.000 veículos/dia) em detrimento de outros projetos com muito menor tráfego, como são os casos da Variante de Riachos, com estimativas de apenas 2 000 veículos por dia, e das variantes rodoviárias Vendas Novas e Montemor-o-Novo, com uma estimativa de tráfego de apenas 3 000 veículos por dia.”

O Presidente da Câmara de Vila Verde lamenta profundamente que “os critérios, em bom Português, sejam pura e simplesmente ignorados para beneficiar certos projetos em detrimento de outros bem mais elegíveis.”

Os autarcas Vilaverdenses afirmam que não baixarão os braços enquanto não virem esta obra realizada, não descartando a possiblidade de convocar todos os Vilaverdenses para lutarem por esta infraestrutura, uma vez que esta é uma das obras considerada crucial para a continuação do desenvolvimento de Vila Verde e da própria Região.

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