Vila Verde: Conselho Municipal de Juventude de Vila Verde (CMJVV) apreciou o relatório de Prestação de Contas de 2013 da Câmara Municipal de Vila Verde


Os jovens social-democratas que incorporam o órgão representativo das associações juvenis junto da autarquia Vilaverdense (CMJVV), saúdam as elevadas taxas de execução do exercício de 2013 e a continuação clara na aposta de políticas para a juventude do executivo camarário.
Em comunicado à imprensa o grupo social-democrata do CMJVV considera que “este foi um ano em que o executivo social-democrata se pautou por uma conduta de total controlo das finanças locais, não esquecendo a necessidade de continuar o esforço realizado pelo Município, nomeadamente no que respeita à educação, à habitação, ao emprego, ao desporto e cultura que têm nos jovens o cerne da sua fundamentação”.

Filipe Lopes, representante do grupo parlamentar social democrata no CMJVV, destacou que “o ano de 2013 no município de Vila Verde ficou marcado pela implantação de diversas medidas que permitiram uma melhoria significativa da qualidade de vida e bem-estar dos jovens Vilaverdenses”. Para Filipe Lopes, o facto de “Vila Verde ser o primeiro Concelho do País a incluir a vacina Prevenar no seu programa municipal de vacinação gratuita para todas as crianças, é, sem dúvida, um dos grandes exemplos de que este executivo social-democrata tem na juventude uma aposta clara de futuro”. Relembre-se que esta medida já permitiu a vacinação a cerca de 450 crianças, o que representa um grande investimento na saúde da população Vilaverdense e na ajuda às famílias. A construção de vários centros escolares, o pagamento de transportes escolares, o fornecimento de livros, o apoio nas refeições escolares e a atribuição de bolsas de ensino superior, são outras das medidas “que rejubilamos por se manterem ativas e terem excelente impacto no percurso escolar dos nossos estudantes e serem por outro lado, políticas que permitem as famílias ficarem um pouco mais libertas neste momento difícil que o País atravessa”, acrescenta.

Por seu lado, o presidente da JSD, Carlos Correia aproveitou esta reunião para congratular o Município pelo “enorme sucesso da receção e organização do Campeonato da Europa de 2013 em Canoagem na Praia Fluvial do Faial na Vila de Prado. Só um Concelho com uma aposta clara no desporto tem esta capacidade para receber os melhores do mundo. Estes são eventos que para além de permitirem elevar bem alto o nome de Vila Verde, contribuem para a melhoria das infraestruturas que ficam disponíveis para toda a nossa população”.

O grupo social-democrata do CMJVV frisou ainda as diversas políticas de incentivo fiscal para os jovens Vilaverdenses. “Os benefícios fiscais para as empresas que se instalem no concelho, a isenção do pagamento de licenças de construção para jovens e a isenção do pagamento de taxas de construção para todos os projetos de investimento nos setores agrícola, florestal e turismo, são, sem dúvida, incentivos essenciais para os jovens Vilaverdenses começarem a construir um novo futuro”.

Apesar do poder central estar a reduzir a capacidade financeira dos Municípios, ao qual não escapa Vila Verde, o grupo social-democrata do CMJVV sumariza dizendo que “este documento demonstra integralmente que apesar da valorização e todo o investimento realizado na qualidade de vida dos Vilaverdenses não ser quantificada neste relatório, para além da difícil crise que o país atravessa, o executivo social-democrata de Vila Verde continuou a fazer obra e a realizar uma política de atração de investimento para as pessoas e sobretudo para os jovens do nosso Concelho”.

0 comentários: