Vila Verde: Câmara apresenta o relatório de Prestação de Contas de 2013 na próxima reunião


Um balanço francamente positivo, com taxas de execução superiores a 85%, demonstram bem a forma clara e rigorosa da ação e gestão municipal por parte do executivo social-democrata.
Para o executivo Vilaverdense, apesar das dificuldades económico-financeiras que o país atravessa, Vila Verde é hoje um concelho com os olhos postos no futuro.

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, destaca que “o ano de 2013 no município de Vila Verde ficou marcado pela consolidação de todos os passivos de curto prazo. A situação financeira do município encontra-se hoje bem mais desafogada, o que nos permite cumprir dentro dos limites temporais estabelecidos os compromissos assumidos com os fornecedores'. 


Para o edil Vilaverdense “o ano de 2013 contribuiu também, inegavelmente, para a consolidação da imagem positiva de Vila Verde na região e no país”. Através da realização de grandes iniciativas, como “Namorar Portugal”, a “Festa das Colheitas” e “Sá de Miranda por Terras de Vila Verde”, o presidente da Câmara frisa que “Vila Verde continua a valorizar as suas raízes culturais, contudo com audácia e engenho tende a utilizá-las como um instrumento para dinamizar o turismo e toda a economia local”. 

Dr. António Vilela diz-se por outro lado consciente de que qualquer projeto de desenvolvimento sério e consistente para um Concelho tem de passar pela aposta nas pessoas. Dr. António Vilela refere que “Vila Verde tem hoje uma forte política de apoio social ao serviço dos Munícipes, que dá respostas rápidas e satisfatórias aos seus problemas e às suas necessidades. Para além disso, a carta educativa concelhia está a ficar fechada, o que permitirá dotar todo o concelho de infraestruturas com excelentes condiçōes para que todas as nossas crianças, sem exceçã o, usufruam de um ensino de qualidade”. 

Para o executivo Vilaverdense, o setor das comunicações e transportes constitui também um dos grandes objetivos. O presidente de Câmara, Dr. António Vilela frisa “que em 2013 o municípo continuou o investimento na melhoria da rede viária para que o Concelho seja percorrido por estradas seguras e modernas, estimulando-se assim o crescimento da economia e o desenvolvimento de todas as nossas freguesias”. O edil assume que “recorrendo apenas aos recursos técnicos e humanos de que o Município dispõe, temos vindo a intervir em todas as freguesias, modernizando as suas vias de comunicação, requalificando os seus espaços cívicos, apoiando a edificação de novos equipamentos e infraestruturas fundamentais para a melhoria do bem-estar das populações.”

O presidente da Câmara Municipal de Vila Verde acrescenta que o concelho “não deixou de perspetivar as vias possíveis para a realização de grandes investimentos nas redes de saneamento básico e de abastecimento público de água e que esteve fortemente empenhado em construir novas infraestruturas desportivas e de lazer, de forma a proporcionar um Concelho sustentável e com melhor qualidade de vida aos Vilaverdenses.”

Apesar do poder central estar a reduzir a capacidade financeira dos Municípios, ao qual não escapa Vila Verde, o edil Vilaverdense sumariza dizendo que “este relatório demonstra cabalmente que, apesar da difícil crise que o país atravessa, continuamos a fazer obra e a realizar uma política de atração de investimento para o Concelho. Para além disso temos controlado a despesa corrente e aumentado as receitas e continuamos apostados em fazer de Vila Verde um território de progresso e um Concelho de oportunidades”.

*** Nota elaborada pelo gabinete de comunicação da C. M. de Vila Verde ***

0 comentários: