Portugal: Minhota Gisela João considerada 'a melhor voz que apareceu após Amália' (c/vídeo)


O álbum da minhota de Barcelos Gisela João, editado no ano passado, venceu por unanimidade o Prémio José Afonso 2014, tendo o júri considerado que a fadista é "a melhor voz que já apareceu depois de Amália".

"Talvez não seja exagero considerar Gisela João a melhor voz que já apareceu depois de Amália", afirma o júri, citado pela Câmara da Amadora, que instituiu o prémio, em comunicado hoje divulgado.
"Sem prejuízo da qualidade reconhecida a vários outros intérpretes de exceção, considera o júri que a qualidade ímpar da voz de Gisela João, cheia e profunda, a afinação imaculada em todos os registos, a naturalidade, sem qualquer esforço, com que interpreta, quer os temas mais ágeis quer os mais líricos, fazem da cantora, uma das mais lídimas representantes do fado nos nossos dias", escreve o júri, referindo-se à genuinidade da cantora, numa citação feita pela Câmara da Amadora.
O júri considerou que o álbum "Gisela João", produzido por Frederico Pereira, é o "culminar de toda uma excelente série de discos e novas vozes que têm aparecido no fado na última década".
O álbum de Gisela João, editado pela Valentim de Carvalho, é composto por temas do repertório de Amália Rodrigues, falecida em 1999, como "Sei finalmente", e de outras intérpretes como "Sou tua", de Flora Pereira, ou "Voltaste", gravado por Florência, ao lado de inéditos como "Vieste do fim do mundo", e foi considerado no ano passado, pela revista Blitz, como um dos álbuns do ano.
O álbum "Gisela João" levou a melhor da lista dos seis finalistas e da qual também faziam parte os álbuns "Raiz", de Cuca Roseta, "Mundo Pequenino", dos Deolinda, "Terra Seca", de Mário Laginha, "Az", dos Azeitona, e "Contramão", de Pedro Abrunhosa, que foi distinguido com o Prémio Maestro Pedro Osório, pela Sociedade Portuguesa de Autores.
Este ano a revista Blitz editou o CD da fadista intitulado "Sem filtro", que inclui temas gravados ao vivo e dois em estúdio. Os dois temas de estúdio são do repertório de Amália Rodrigues, designadamente "Quando os outros te batem beijo-te eu", de Pedro Homem de Mello, no Fado Aracélia, de Armando Machado, e "Lá na minha aldeia", de Alberto Janes.
Gisela João, natural de Barcelos, fez parte do elenco do restaurante típico Senhor Vinho, da fadista Maria da Fé e do poeta José Luís Gordo, e no ano passado gravou o álbum em nome próprio. Anteriormente, a intérprete tinha gravado com a banda Atlântida, em 2009.
O júri foi constituído pelo vereador da Cultura da Amadora, António Moreira, a pianista Olga Prats, o músico Sérgio Azevedo, e a Chefe da Divisão de Intervenção Cultural, Vanda Santos.
O prémio foi instituído em 1988 e é atribuído anualmente pela Câmara da Amadora, tendo em conta um álbum "cujos temas tenham como referência a Cultura e a História Portuguesas", refere a câmara.
Fausto, Vitorino, Dulce Pontes, Filipa Pais, Gaiteiros de Lisboa, Deolinda, António Pinho Vargas e Sérgio Godinho são alguns dos nomes que já receberam Prémio José Afonso.


Vídeo de um dos temas mais conhecidos de Gisela João, "Meu Amigo Está Longe":

0 comentários: