Goães: Albergue de Peregrinos de Caminhos de Santiago celebra 3º aniversário

Albergue de Peregrinos de Goães - Vila Verde 

O 3.º aniversário do Albergue de Peregrinos S. Pedro de Goães foi assinalado, no dia 26 de abril, com a realização de uma peregrinação pelo caminho de Santiago, entre a Vila de Prado e Goães.


Esta iniciativa, intitulada “Percorrer o Caminho de Santiago em Vila Verde”, resultou de uma parceria entre o Município de Vila Verde e as Juntas de Freguesias da Vila de Prado, Lage, Moure, União de Freguesias de Carreiras S. Miguel e Carreiras S. Tiago e União de Freguesias da Ribeira do Neiva e a Confraria de São Tiago Espaço Jacobeus. 

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, afiança que “nestes três anos de existência, a avaliar pelas mensagens deixadas no Livro de testemunhos de agradecimento, reveladoras da enorme satisfação dos peregrinos, que não poupam elogios ao Albergue, não temos a menor dúvida de que foi uma aposta ganha no sentido de ajudar todos aqueles que percorrem este caminho, quer seja pela fé, pela cultura, pelo desporto…”

O Edil admite que “a instalação do Centro Interpretativo do Património Cultural de Vila Verde no Albergue é uma clara amostra das enormes potencialidades culturais e naturais que Vila Verde possui e um convite a todosaqueless que por aqui pernoitam para voltarem e trazerem a família e amigos ao território concelhio.”
O Dr. António Vilela lembra que “este albergue tem sido igualmente importante para diversos grupos escolares e escuteiros desenvolverem atividades de exploração da natureza e do património na Zona da Ribeira do Neiva envolvente”, aduzindo ainda que “esta é uma outra vertente que está a ser explorada e valorizada com o intuito de incutir nas crianças e jovens o espírito do Caminho de Santiago, a vida do Apóstolo, a lenda e os símbolos a ele associados”.  

Ao albergue de Peregrinos S. Pedro de Goães chegam peregrinos de todo o país e de várias nacionalidades - França, Itália, Espanha, Alemanha, EUA, Rússia, Canadá, Austrália, Noruega e de muitos outros países -, representando, assim, também, uma forma de projetar Vila Verde e divulgar as suas potencialidades turísticas no exterior.

0 comentários: