Europa: Paris com transportes públicos gratuitos três dias para combater poluição

Foto aérea de Paris - França

Já pensou na afluência que os transportes públicos de Lisboa ou Porto teriam, este fim-de-semana, se fossem gratuitos? É essa a realidade que os turistas e residentes em Paris vão sentir já a partir de hoje, como forma de encorajar os automobilistas a deixarem os seus veículos em casa.

A medida surge numa altura em que a capital francesa está a sofrer níveis muito altos de poluição, explica o Menos Um Carro, sendo que o ar vai permanecer excepcionalmente prejudicial para a saúde até ao fim-de-semana.
Jean-Paul Huchon, chefe da agência de controlo dos transportes em Paris e áreas adjacentes, disse que os transportes vão ser gratuitos desde hoje até domingo à noite, devido a “riscos significativos para a saúde dos residentes” colocados pela poluição.
O nível do índice sobre a qualidade geral do ar em Paris, ontem, era aproximadamente o mesmo do de Pequim, uma das cidades mais poluídas no mundo. No total, mais de 30 departamentos franceses foram alvo de alertas para níveis máximos de poluição, levando o ministro da Ecologia, Philippe Martin, a qualificar a qualidade do ar como “uma emergência e uma prioridade para o Governo”.
A cidade de Caen, no norte, também decidiu tornar gratuitos os transportes públicos durante três dias, devido à poluição. Reims, no nordeste, vai fazer o mesmo na sexta-feira. A falta de vento, acrescida de noites frias, seguidas por dias amenos, tem contribuído para a severa poluição atmosférica.
À noite, os terrenos arrefecem, enquanto a atmosfera aquece durante o dia, devido ao sol, o que significa que as partículas poluentes emitidas pelos automóveis ou aquecidas ficam presas sob uma camada quente de ar e não podem subir ou ser dispersas.
Em resultado, os centros de monitorização relataram concentrações particularmente fortes de partículas com um diâmetro de menos de 10 microns, as designadas partícula PM10, no ar.
Na vizinha Bélgica, por outro lado, a poluição também irá afectar o dia-a-dia dos cidadãos. As autoridades reduziram a velocidade máxima autorizada nas principais vias, de forma a procurar reduzir a forte concentração de partículas poluentes na atmosfera.

0 comentários: