O presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, anunciou, esta tarde, um conjunto de medidas de incentivo ao voluntariado, «medidas como reduções e isenções fiscais e benefícios nos bens e serviços públicos fornecidos pelo Município de Vila Verde».
O anúncio do “Plano de Apoio ao Voluntariado” «dirigido essencialmente para os bombeiros que em regime de voluntariado cumpram o tempo mínimo obrigatório para se manterem no corpo activo» foi feito no decurso da cerimónia de encerramento das comemorações dos 100 anos da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Verde, que contou com as presenças dos Ministro da Administração Interna, Dr. Miguel Macedo, e do Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Jaime Marta Soares.
Na presença dos dirigentes da AHBV-Vila Verde, sob liderança de Carlos Braga, e do comandante da corporação, Alberto Lomba, o edil de Vila Verde quis «reconhecer o trabalho de uma Associação que reconhece e exalta as provas da enorme dedicação e entrega a uma causa humanitária ímpar que deve ser motivo de orgulho e de inspiração para todos nós».
E porque «reconhece este trabalho e tem consciência de que os bombeiros precisam de ser acarinhados e apoiados para poderem continuar a servir a comunidade de forma exemplar», o Dr. António Vilela diz que chegou o momento de «apoiar directamente os bombeiros. Além dos subsídios e outros apoios pecuniários, investimentos de maior ou menor importância, como a aquisição de viaturas e de outras colaborações pontuais, vamos agora ajudar a incentivar o voluntariado».
Nesse contexto, o executivo municipal prepara já a aprovação de um “Plano de Apoio ao Voluntariado”, que passa pela «isenção do pagamento de taxas de licenciamentos para construção de habitação própria; isenção de taxas de ligação à rede pública de água e saneamento; acesso directo à concessão de bolsas de estudo ao ensino superior, atribuição de majoração em critérios de acesso a apoios sociais; benefícios no acesso a equipamentos culturais, desportivos e de lazer do município; benefício na atribuição de habitações sociais em situação de igualdade com outros potenciais beneficiários».
Para o edil vilaverdense, «a promoção do espírito de solidariedade e do trabalho voluntário é também um dever e uma prioridade do Município de Vila Verde».
E finalizou deixando claro que «não podemos nunca abdicar do trabalho dos bombeiros».
As cerimónias de encerramento das comemorações do Centenário dos Bombeiros de Vila Verde ficaram marcadas ainda pelas distinções a bombeiros e dirigentes, beneméritos e “amigos da instituição”. Na presença do Ministro da Administração Interna, Dr. Miguel Macedo, foram ainda atribuídas distinções do MAI e da Liga dos Bombeiros à AHBV-Vila Verde.
As cerimónias encerraram com um desfile dos meios de diferentes corporações do Distrito, sob o ritmo da Fanfarra dos Bombeiros de Vila Verde.
0 comentários:
Enviar um comentário