Vila Verde: Bombeiros de Vila Verde galardoados por ministro


A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Verde foi, ontem, condecorada pelo ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, com a medalha de mérito, grau ouro, na cerimónia de encerramento das comemorações do centenário da instituição.

Na cerimónia de entrega da medalha de ouro aos bombeiros, que contou também com a participação do eurodeputado José Manuel Fernandes, foram ainda condecorados dezenas de dirigentes da instituição e medalhados 36 bombeiros que cumpriram diferentes etapas ao serviço da corporação.

Na ocasião, o ministro falou em concursos para aquisição de equipamentos individuais, no seio das Comunidades Inter-Municipais, que pressupõem um pacote financeiro global de cerca de quatro milhões de euros.
Miguel Macedo assegurou o seu total empenho para que as obras de ampliação do quartel da corporação sejam concluídas nos próximos meses.

José Lomba, o comandante da corporação, destacou os “excelentes resultados” que a coporação tem alcançado nas suas operações e aproveitou para falar da Unidade Local de Formação, situada em Godinhaços, lembrando que “os bombeiros vilaverdenses têm apostado fortemente na prevenção de comportamentos de risco, com diversas actividades desenvolvidas junto da sociedade civil”.

O presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, António Vilela, reforçou que os bombeiros ficaram assim a saber que vão passar a gozar de uma série de incentivos ao voluntariado, como por exemplo, isenção nas ta xas de construção de habitação própria, redução das taxas de acesso à rede pública de abastecimento de água e saneamento, bem como prioridade no acesso a bolsas de estudo ou a facilidade no acesso a equipamentos desportivos e de lazer concelhios, entre outros.

Sócios honorários e beneméritos distinguidos em jantar convívio

O programa das cerimónias de encerramento das comemorações do centenário da Associação dos Bombeiros Voluntários de Vila Verde arrancou no sábado passado com um jantar de convívio da corporação, em que foram distinguidos os ex-presidentes de Câmara de Vila Verde e várias instituições. Nesta cerimónia receberam a medalha de sócios honorários o actual presidente da Câmara, António Vilela, assim como os seus antecessores no cargo, entre os quais o eurodeputado José Manuel Fernandes, o provedor da Santa Casa da Misericórdia Bento Morais e o ex-autarca António Cerqueira.

Este foi o reconhecimento pelos serviços de relevo prestados no desempenho das suas funções a favor dos bombeiros - conforme sublinhou o presidente da direcção, Carlos Braga, que destacou ainda que as distinções foram aprovadas por unanimidade. “São pessoas a quem nós devemos devemos agradecer, mas também o concelho e as suas populações pelo serviço que podem passar a esperar graças à melhoria de condições de operacionalidade dos bombeiros”. Foram ainda distinguidos como sócios beneméritos o empresário José Cepa, o Grupo Coral da Misericórdia e a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Vila Verde.

0 comentários: